Sistema OCB/RJ estimula prevenção do câncer de mama

Sistema OCB/RJ estimula prevenção do câncer de mama

A conscientização sobre a prevenção do câncer de mama foi o tema da palestra do médico oncologista da Unimed Federação, Dr. Alberto Palma, aos colaboradores do Sistema OCB/Sescoop-RJ. A atividade foi promovida pelo setor de Promoção Social da instituição e fez parte da campanha do Outubro Rosa.

O Dr. Alberto Palma ressaltou a importância do incentivo à prevenção:

“É necessário esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a prevenção. As chances de cura são altíssimas nos casos descobertos precocemente. Por isso, as mulheres devem realizar o autoexame com frequência. Caso percebam algo errado, a indicação é procurar um mastologista urgentemente.”

Durante a palestra, a coordenadora financeira da Unimed Federação, Wanda Tone, falou como se curou da doença, diagnosticada em 2010:

“Quando sou convidada a falar sobre estes momentos, digo que é na verdade um testemunho de vida. Assim que descobri que estava com câncer de mama, no final de 2010, iniciei a quimioterapia e em maio do ano seguinte fiz a cirurgia. Acreditei no tratamento, tive fé e lutei pela vida para cuidar da minha família”, disse Wanda, emocionada.

Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul

O Sistema OCB/RJ iniciou este ano uma série de ações junto aos seus colaboradores para que estejam engajados em Campanhas de conscientização, tais como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Esses meses coloridos dizem respeito a mobilizações mundiais para prevenir suicídio, câncer de mama e câncer de próstata.

As atividades são elaboradas pelo setor de Promoção Social da instituição, que realiza ações internas e externas e busca profissionais para falarem sobre os temas.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ