Campanha Sicoob Rosazul começa com palestra de conscientização

Campanha Sicoob Rosazul começa com palestra de conscientização

Levantamento inédito do Instituto Nacional do Câncer (INCA) com seus pacientes revelou que as próprias mulheres identificam, na maior parte dos casos, sinais e sintomas do câncer de mama, incluindo doença em estágio inicial e intermediário, quando as chances de sobrevida são maiores. Os dados da pesquisa foram divulgados no último dia 6 de outubro, durante o lançamento da campanha nacional que marca o Outubro Rosa 2016: “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, na sede do INCA, no Rio de Janeiro.

Tamanha importância do tema motivou o Instituto Sicoob e o Sicoob Central Rio a realizarem a Campanha Sicoob Rosazul. Uma das ações de conscientização foi a palestra sobre Câncer de Mama, destinada a homens e mulheres, realizada no dia 13 de outubro, no auditório Sicoob Coomperj, no Centro do Rio, com a médica do INCA e especialista em medicina social, Dra. Santinha Tavares, e a enfermeira Márcia Gonçalves.

A Dra. Santinha Tavares falou sobre a doença, os sintomas, as causas e as formas de tratamento.  Já a enfermeira Márcia Gonçalves – ex-portadora do Câncer de Mama –  relatou a luta para vencer este desafio.

“Embora possa ser um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar a chance de enfrentamento da doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitos pacientes, por medo ou desconhecimento, preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável”, alertou Dra. Santinha.

Todos os participantes receberam uma cartilha para orientar a respeito da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.  Também foi lembrado que em caso de dúvidas, é necessário buscar um profissional de saúde.

Campanha Rosazul

A Campanha Sicoob Rosazul teve início em outubro e se estende até novembro. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e os homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ