Dia C em Mendes

Dia C em Mendes

Mais de 1000 pessoas participaram, em 12 de outubro, do Dia de Cooperação, ação em homenagem ao dia das crianças. A atividade, que fez parte da Campanha do Dia C, ocorreu na cidade de Mendes e foi promovida pelo Hospital Mendense de Brinquedos em parceria com a cooperativa Sicoob Cremendes e o Sistema OCB/Sescoop-RJ. Na ocasião foram distribuídos brinquedos às crianças do município.

A criação do Hospital, em 2005, se deu por um motivo – à princípio – sem importância. Uma criança viu um brinquedo jogado em um rio da região, e pediu que o brinquedo fosse resgatado. Após o episódio, algumas se reuniram e, empolgadas com a possibilidade de dar um novo destino a brinquedos arrecadados dos rios ou lixos, criaram o hospital. Ao longo da primeira década de existência, além de reconstruir brinquedos, descobriu talentos nos mais diversos setores da sociedade.

O Hospital Mendense de Brinquedos realiza, hoje, algumas ações, como a terapia ocupacional, voltada para jovens e idosos. Nesta oficina são encaminhados os brinquedos danificados que, posteriormente, são restaurados e devolvidos às crianças novinhos em folha. Representantes de diversos segmentos da sociedade mendense apoiam a causa. Entre eles está o Sicoob Cremendes, que há 4 anos participa do projeto.

Para o diretor da cooperativa, Luiz Eduardo, o espírito voluntariado dos integrantes e o brilho no olhar das crianças motivam na continuidade desta parceria. Ele também destacou o apoio do Sistema OCB/Sescoop-RJ para a realização desta atividade.

A coordenadora de  Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma, credita ao cooperativismo a possibilidade de uma sociedade mais justa, desenvolvida e fraterna. “É muito gratificante promover o bem e a esperança. Os valores que perpassam essa iniciativa vão muito além da doação de brinquedos, é uma questão que impacta na construção de boas atitudes em prol de uma vida mais feliz para todos”, disse.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ