Sistema OCB/RJ presente nas cooperativas da Região dos Lagos

Sistema OCB/RJ presente nas cooperativas da Região dos Lagos

No mês de setembro, o Sistema OCB/Sescoop-RJ esteve presente em diversas cooperativas na Região dos Lagos, com o objetivo de disseminar a cultura cooperativista para busca da melhoria contínua da gestão e governança das cooperativas situadas na região, mantendo a aproximação com as cooperativas.
 
Realizado pelo setor de Monitoramento e Desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/RJ, o representante do Escritório Regional do Cooperativismo da Região dos Lagos – ERC LAGOS, Jorge Pecly, foi o responsável pela ação. Coopass, Cerci, Cooperúnica, Coopermacacu e Cia do Leite, Ceral, Socec, Coopergeribá, além de um grupo de costureiras que estão constituindo a futura cooperativa Coocamari, foram visitadas. 
 
As reuniões foram norteadas pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que é voltado para o desenvolvimento da autogestão das cooperativas. O objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. Durante as visitas, também está sendo feito o recadastramento das cooperativas para atendimento as exigências de atualização cadastrais do SINAC. 
 
Assembleias
O analista Jorge Pecly participou de duas Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs), uma da Cerci, em 10/09, e outra da Coopermacacu, em 24/09, ambas na cidade de Cachoeiras de Macacu. “Estamos visitando diariamente as sedes das cooperativas de todo o Estado do Rio de janeiro, para identificar e traçar possíveis ações de melhoria contínua de gestão/governança e também de atendimento à legislação vigente”, frisou Pecly.

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ