Concred termina e cooperativistas vislumbram crescimento do segmento

Concred termina e cooperativistas vislumbram crescimento do segmento

O 11º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) terminou na última sexta-feira, 30 de setembro, com resultados positivos. Durante três dias foram debatidos temas que permearão o segmento cooperativista nos próximos anos. Um dos pontos mais citados foi a união de esforços com o intuito de promover um crescimento ainda mais forte entre as cooperativas financeiras. Entre os representantes, está a expectativa da continuidade do crescimento do segmento no Brasil. 
É importante ressaltar que, atualmente, o cooperativismo de crédito, segundo o Banco Central do Brasil (Bacen) já representa 18% das agências bancárias e administra 5% do total de depósitos no Brasil.
 
Em um dos diversos painéis realizados, o presidente do Fundo Garantidor de Crédito Cooperativo (FGCoop), Bento Venturim, destacou a solidez das cooperativas: “Em 28 meses do fundo garantidor, não houve nenhum resgate ou recuperação judicial”, afirmou. Para ele, o crescimento sustentável do modelo de cooperativismo de crédito poderá trazer vantagens para toda a sociedade, sobretudo as comunidades menos atendidas pelo sistema bancário tradicional.
 
Presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, acredita que a realização do Congresso será um divisor de águas para o cooperativismo de crédito fluminense. “Com tudo que foi discutido nos três dias evento saio com o sentimento de que teremos ainda mais pujança do segmento em nosso estado. A sociedade precisa se livrar das armadilhas praticadas pelos bancos privados e ser inserida em um modelo econômico mais humano”, afirmou Diaz. 
 
Stand do Sistema OCB/RJ
Um dos espaços mais movimentados durante a Feira Cooperativista, que acontecia em paralelo ao 11º Concred, foi o stand do Sistema OCB/RJ. Lá, cooperativas do segmento apresentaram alguns dos serviços realizados. A Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro (COOBERJ), por exemplo, levou o game Máquina do Tempo, que apresentou ao público uma avaliação funcional do corpo. Mais de 200 pessoas foram atendidas. 
 
Já a cooperativa Mistura Cooperativas levou à feira peças de artesanato feitas com material reaproveitado. Mouses, controles, entre outros componentes eletrônicos, deram origem à estátuas, porta-retratos, quadros, etc. 
 
Concred 2018
Durante o 11º Concred, foi realizada a escolha da cidade que sediará a próxima edição do Congresso. E o município escolhido foi Florianópolis, capital de Santa Catarina, estado que tem a segunda maior rede de atendimento de cooperativas do país. Os dados demonstram que dos 5.538 pontos de atendimento que as instituições financeiras cooperativas possuem no Brasil, 886 estão em Santa Catarina (16%), estado que fica atrás apenas de Minas Gerais neste quesito.

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ