Cooperativas propõem ações para 2017

Cooperativas propõem ações para 2017

Cooperativas de doze segmentos se reuniram em 21 de setembro, no auditório do Sistema OCB/Sescoop-RJ, para o Encontro de Intercooperação – Demandas para 2017. O encontro foi uma oportunidade de estabelecer parcerias e redes de negócios entre as cooperativas agregando valor às atividades e aos cooperados, assim como receber demandas dos mais diversos segmentos para o próximo ano. Vale ressaltar que a Intercooperação é uma dos meios de promoção do desenvolvimento das cooperativas, possibilitando a união entre as diversas instituições.
 
Aproximadamente 50 pessoas entre dirigentes e cooperados participaram. Entre as cooperativas que enviaram representantes estão o Sicoob Fluminense, Sicoob Central Rio, Sicoob Cecremef, Sicoob Coopvale, Sicoob Empresas RJ, Ceres, Cerci, Ceral, Cooparioca, RiocoopSind, Novo Rio Coop, Amarelinho Barra, Coopmeriti, Robocoop, Tupambaé, ProUni, Cooperar, Escola Fribourg, Unimev Rio, DataCoop, Coopfuturo, Comunicoop, Coopeventos, Coopuerj, entre outras. 
 
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, falou dos desafios que o cooperativismo enfrenta em 2016 e enalteceu a importância dos eventos participativos. “Algumas cooperativas vêm passando por redução de pessoal devido à crise econômica que o Brasil passa. É justamente nesse momento que o segmento precisa estar unido.  Com esse encontro, temos uma visão mais completa das demandas existentes no setor. Essa é uma das ferramentas estruturantes da OCB”, destacou.
 
Vice-presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Jorge Meneses disse que é fundamental que os cooperados estejam mais integrados às decisões das cooperativas. “A cooperativa é um grupo de pessoas que tem como objetivo principal a igualdade social e econômica. Todos participando, promovemos, de fato, uma democracia”, disse. 
 
Momentos
Durante o encontro também foram realizadas algumas apresentações. O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Daniel Granuzzo, mostrou o novo modelo e atuação finalística da instituição Além disso, apresentou as mudanças hierárquicas que foram promovidas nos departamentos. 
 
Também participaram os diretores da OCB/RJ Vinícius Mesquita e Angelo Galatoli, os conselheiros do Sescoop/RJ, Antônio Cesar Amaral, Severino Vicente de Lima e Inês Di Mare, a representante do ramo Educacional, Adelina Salles, e do ramo Crédito, Neilton Ribeiro. 

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ