Sistema OCB/Sescoop-RJ visita cooperativas do Centro Sul Fluminense

Sistema OCB/Sescoop-RJ visita cooperativas do Centro Sul Fluminense

Para manter a aproximação com as cooperativas de todas as regiões do estado, o setor de Monitoramento e Desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/ RJ visitou, entre os dias 2 e 13 de setembro, as cooperativas da região Centro Sul Fluminense. O representante do Escritório Regional do Cooperativismo (ERC)/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, foi o responsável pela ação. 
 
“Todas as ações realizadas pelo setor de monitoramento estão sendo norteadas com base nos objetivos estratégicos do sistema. Como meta prioritária estamos realizando o recadastramento das cooperativas para atendimento as exigências cadastrais do SINAC. Esse alinhamento permite com que as devolutivas geradas pelo programas, PAGC e PDGC possam ser melhores avaliadas pelos analistas do sistema garantindo a melhor forma de aplicação dos recursos do Sescoop/RJ nas cooperativas”, ressaltou o analista Silvio Bruno. 
 
Foram visitadas, durante o período, as seguintes cooperativas: Capsil e Coopbama, do ramo Agropecuário, Uniodonto Sul Fluminense, Unimed Barra Mansa e Unimed Resende, do ramo Saúde, e SICRED Vanguarda PR/SP/RJ, do ramo Crédito. O objetivo foi desenvolver ações de desenvolvimento da gestão de cooperativas.
 
PDGC
Em todas as cooperativas foi citado o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que é voltado para o desenvolvimento da autogestão das cooperativas. O objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
 

 

Fonte: Julio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ