Voluntários do Instituto Sicoob são capacitados no Rio

Voluntários do Instituto Sicoob são capacitados no Rio

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens divulgada em agosto apurou que 58% das famílias brasileiras estão endividadas. O tempo médio de comprometimento com as dívidas é de sete meses, e 21,6% das famílias têm mais da metade da renda comprometida com o pagamento dos débitos. Neste cenário, aprender a equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os desejos e os sonhos é, portanto, essencial e implica mudanças de comportamento, hábitos e costumes.
 
Este foi o tema da capacitação de voluntários do Instituto Sicoob realizada no Rio de Janeiro, com o apoio do Sistema OCB/Sescoop-RJ, nos dias 30 e 31 de agosto. Colaboradores da Central e das nove cooperativas filiadas do Rio e do Espírito Santo participaram do curso para aprimorar seus conhecimentos e, principalmente, multiplicá-los nas comunidades onde as cooperativas atuam.
 
O especialista em Gestão Financeira Airton Bagli, do Instituto Sicoob no Paraná, desenvolveu sua apresentação em educação financeira com foco na relação que temos com o dinheiro, no que temos feito para realizar nossos sonhos e na importância de elaborar um orçamento, entre outros pontos. Em outra atividade, os voluntários também receberam ótimas dicas sobre a arte de falar em público com o mestre em Literatura, Iran Pitthan.

 

Fonte: Instituto Sicoob