Líderes de ramos cooperativistas participam de encontro

Líderes de ramos cooperativistas participam de encontro

O Sistema OCB/Sescoop-RJ sediou, em 31 de agosto, o 3° Encontro dos Representantes de Ramos Cooperativistas do Rio de Janeiro. O evento serviu de integração entre os ramos a fim de alinhar assuntos específicos do Cooperativismo no Estado e debater sobre ações que vêm sendo desempenhadas em conjunto com Sistema OCB. 
 
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, iniciou os trabalhos ressaltando a importância de os representantes de ramos serem atuantes nas reuniões que acontecem, tanto no Rio de Janeiro quanto em Brasília. 
 
“Em 2015, representantes do cooperativismo fluminense estiveram presentes em todos os encontros de representantes em Brasília. No decorrer desse ano teremos uma reunião com a presença de cooperados dos demais estados e precisamos que todos compareçam”, disse o presidente. 
 
A assessora da presidência, Sabrina Oliveira, falou sobre o ofício circular enviado pelo Sistema OCB e apresentou o regimento do Conselho Consultivo dos ramos. Segundo ela, será realizado um fórum específico para definir as ações de cada ramo. 
 
“O Sistema OCB aprovou alterações sugeridas pelos ramos, a fim de alinhar e atualizar os dispositivos do regime interno, garantindo participação efetiva dos representantes pelas Unidades Estaduais. O objetivo será reunir os representantes, intensificar a atuação do Sistema e incentivar a troca de experiência”, comentou Sabrina. 
 
Em seguida, o assessor da presidência, Adelson Novaes, atualizou os presentes sobre os Projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados que são do interesse do Cooperativismo. Segundo Adelson, é fundamental que os cooperados tomem ciência das decisões que possam interferir na atuação das cooperativas.
 
“Como representante sindical, é o papel do Sistema OCB passar o que acontece na Câmara e trazer as atualizações para os cooperados. Ter esse conhecimento é do interesse das cooperativas, e é fundamental que estejamos alinhados para beneficiar o Cooperativismo”, declarou.
Por fim, o assessor jurídico do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Ronaldo Gaudio, comentou a aplicação da lei 12.690, que tem por objetivo disciplinar a organização e o funcionamento das cooperativas de trabalho. 
 
O 4º Encontro dos Representantes de Ramos Cooperativistas do Rio de Janeiro acontecerá em 30 de novembro. 
 
 

 

Fonte: Julio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ