Cooperativas recebem visita do Sescoop/RJ

Cooperativas recebem visita do Sescoop/RJ

O representante do Escritório Regional do Cooperativismo (ERC)/Região dos Lagos, Jorge Pecly, visitou nos dias 24 e 27 de junho as cooperativas Coopergeribá Búzios, do segmento Transporte, e Socec, de Arraial do Cabo, e que integra o ramo Educacional. Orientações de estatutos e dúvidas sobre a Lei nº 12.690/2012 permearam os encontros.

Visitada no dia 24 de junho, a Coopergeribá Búzios está passando por uma reforma do seu estatutário. Recentemente empossado, o novo presidente da cooperativa, Carlo Augusto Martins , está realizando uma série de alterações e ajustes nos processos internos para melhor controle e qualidade no serviço prestado. O Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDG) também foi assunto, onde a cooperativa já fez a adesão neste ano de 2016.

Na Socec, em 27 de junho, também foram dadas orientações de reforma de estatuto, sendo lido e debatido artigo por artigo, pois estão se adaptando a Lei0 12.690/12, que regulamenta as cooperativas de trabalho e traz algumas diferenças que precisam ser inseridas ao Estatuto da Cooperativa. A reforma estatutária é, inclusive, objeto do diagnóstico gerado a partir da participação no Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) em 2016, que elencou os riscos legais que a cooperativa possui junto a legislação vigente.

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ