Sistema OCB/Sescoop-RJ apoia iniciativa de conscientização ambiental

Sistema OCB/Sescoop-RJ apoia iniciativa de conscientização ambiental

As pilhas e baterias, quando estão fora de uso, apresentam um grande perigo à natureza quando descartadas incorretamente. Elas têm em sua composição metais pesados, como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana, podendo provocar câncer e mutações genéticas. Isso sem contar que uma única pilha pode contaminar o solo por 50 anos e 20 mil litros d’água. Ou seja, é preciso promover a conscientização para que isso não ocorra.  
 
Em virtude disso, o Instituto Sicoob está promovendo, com enorme sucesso em diversos estados, o projeto “Papa-Pilhas”, uma campanha dentro do projeto “Consumo Consciente”, destinado ao público interno e externo, visando a arrecadação e destinação correta das pilhas e baterias. O objetivo é evitar que esse material seja jogado em lixos comuns.
 
No Rio de Janeiro, o Sistema OCB/Sescoop-RJ e o Sicoob Central Rio estão apoiando a iniciativa e vem incentivando os colaboradores a descartarem os materiais em adequados dentro dos locais de trabalho. As sedes das duas instituições já possuem “Papa-Pilhas” e está chamando a atenção de que visita o Sistema e a Central do Sicoob no Rio de Janeiro. 
 
“Essa iniciativa do Instituto Sicoob é maravilhosa. Por onde passa, vem conscientizando a população descartar os materiais que podem prejudicar o meio ambiente e a nossa saúde. Quando soubemos da chegada do projeto no Rio de Janeiro o Sistema OCB/Sescoop-RJ não exitamos em apoiar. Já temos “Papa-Pilhas” em nossa sede e queremos espalhar essa ideia para as cooperativas do Rio de Janeiro”, disse o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ. 
 
Condutora da campanha no Sistema OCB/RJ, a coordenadora de promoção Social, Cristiane Quaresma destaca que é papel da instituição incentivar as cooperativas se tornarem reais agentes de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Ela destaca também que o objetivo é atingir novos horizontes.
 
“A Ideia é aumentar o número de “Papa-Pilhas”, colocando-o em pontos estratégicos e também em eventos realizados em área pública, promovendo a conscientização da acerca da preservação ambiental e da responsabilidade de cada um no processo. Essa ação é pautada nos objetivos estratégicos, que são: Promover a cultura da cooperação e disseminar doutrina, os valores e princípios do cooperativismo e Apoiar práticas de responsabilidade socioambiental”, destacou Cristiane. 

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ