Sescoop/RJ participa da Feira Carioca de Aprendizagem

Sescoop/RJ participa da Feira Carioca de Aprendizagem

O número de jovens em busca da primeira qualificação no Brasil é grande. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados no mês de março, mostram que a taxa de desemprego entre a população que está entrando no mercado de trabalho, de 18 a 24 anos, foi de 24,1% no primeiro trimestre de 2016. Com intuito de reverter essa situação, aconteceu na sexta-feira, 22 de julho, a Feira Carioca de Aprendizagem, voltada para público jovem, e que contou com a participação do Sescoop/RJ.
 
O evento, realizado no Centro Administrativo São Sebastião, localizado no Centro do Rio de Janeiro, fez a intermediação entre as empresas que necessitam preencher sua cota legal, os jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho e as instituições formadoras legalmente qualificadas e responsáveis pelos cursos de Aprendizagem que estarão representadas como expositoras. 
 
Em seu espaço, o Sescoop/RJ apresentou o Programa Aprendiz Cooperativo, iniciativa idealizada pelo Sescoop Nacional e que cumpre um dos princípios do cooperativismo: a formação profissional de empregados e sócios de cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades. 
 
O coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, contabilizou quase 2 mil atendimentos durante todo o evento. Segundo ele, o Aprendiz Cooperativo não fica restrito somente ao primeiro emprego. “A formação tem o compromisso social da instituição em qualificar o jovem, apresentando o cooperativismo ao público, renovando o segmento, e também, estimulando o interesse pela comunidade, que é um dos princípios do modelo econômico”, comentou. 
 
Entre os que passaram pelo ponto de atendimento do Sescoop/RJ, a expectativa era das melhores. Um exemplo foi Gabriel Augusto, de 18 anos, que está em busca de sua primeira oportunidade. “Estou desempregado e busco algo para promover minha independência. Passei no stand do Sescoop/RJ e vi uma oportunidade bacana através do Aprendiz Cooperativo. Espero que minha chance seja traçada a partir dessa visita”, disse o jovem. 
 
Outro que também conheceu o Aprendiz Cooperativo foi Davi Ricardo Souza, de 16 anos. Além da oportunidade de trabalho, Davi pretende ajudar a família. “Sou o filho mais velho e quero ajudar minha mãe e meus irmãos. Estou ansioso por uma oportunidade para mim”, finalizou. 
 
Aprendiz Cooperativo
O Aprendiz Cooperativo foi criado com o intuito de oferecer uma formação cidadã pautada nos valores cooperativistas, possibilitando o desenvolvimento integral e a inserção no mercado de trabalho, baseado na Lei do Aprendiz Legal (no 10.097/2000), que determina que empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalentes ao seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. 

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ