Visita em cooperativas do Centro Sul Fluminense

Visita em cooperativas do Centro Sul Fluminense

O representante do Escritório Regional do Cooperativismo (ERC)/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, em continuidade ao processo de acompanhamento das 43 cooperativas distribuídas em 21 municípios da região, visitou diversas instituições entre os meses de junho e julho de 2016. No período, foi feita a aplicação dos Programas da Diretriz Nacional de Monitoramento dentre outras ações de assessorias, palestras e eventos apoiados pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ.
 
As Cooperativas Agropecuárias de Santa Isabel do Rio Preto (CAPSIL) e Conservatória (CPLC), ambas Valença, foram as primeiras instituições contempladas. Os motivos das visitas foram para aplicação do Censo das Cooperativas Agropecuárias de Lacticínios, diagnóstico realizado pelo Sescoop Nacional em parceria da EMBRAPA. Paralelamente, outras ações de monitoramento foram realizadas com foco no Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC) e Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativista (PAGC). 
 
As duas cooperativas aderiram ao PDGC e estão propensas a desenvolverem ações de melhorias com base nos diagnósticos gerados. 
 
Outra cooperativa visitada foi Unimed Volta Redonda, que está recebendo uma consultoria jurídica do sistema para reforma de estatuto com foco na mudança de estrutura de Governança. Também receberam acompanhamento as cooperativas Graça Branca (Agropecuário), as Uniodonto Sul Fluminense e Três Rios (Saúde), Procred (Crédito), Unimed Três Rios (Saúde) e Coopsul (transporte). 

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ