Celebração pelo Dia de Cooperar reúne mais de 3 mil pessoas na Praça Afonso Pena

Celebração pelo Dia de Cooperar reúne mais de 3 mil pessoas na Praça Afonso Pena

A comunidade Tijucana teve um sábado diferente, com um sentimento de cooperação. Em 2 de julho, foi celebrado o Dia de Cooperar (Dia C) 2016. O evento, realizado pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ com o apoio da subprefeitura da Tijuca e da Rádio MPB/FM, reuniu aproximadamente 3 mil pessoas na Praça Castilhos França (popularmente conhecida como Praça Afonso Pena). O público pôde acompanhar shows gratuitos e desfrutar de atividades oferecidas pelas cooperativas. Isso sem contar que os visitantes também puderam conhecer mais sobre a atuação do cooperativismo e voluntariado no estado do Rio de Janeiro.

Zumba, show de MPB, Forró, batalha dos passinhos, dança do ventre…o que não faltou para o público foram atividades durante as mais de 8 horas de evento. Mais de 30 cooperativas ofereceram serviços ao público, como: orientação jurídica e financeira, serviços de saúde, atividades esportivas e doação de animais.  A criançada também se divertiu com jogos, oficinas de reciclagem, criação de origamis e contação de histórias.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, ficou muito satisfeito com o resultado alcançado pelo evento, que está em sua terceira edição no estado.

“Foi um sucesso absoluto, acima do que nós esperávamos. O público foi bastante receptivo e as nossas cooperativas e instituições parceiras, através dos serviços oferecidos, mostraram que o cooperativismo é um segmento que visa à transformação de vidas. Todos saíram ganhando com o Dia C”, comentou o dirigente.

Adoção de animais

A adoção de animais chamou a atenção do público, encantado pelos cães e gatos. Cerca de 18 animais estavam à procura de um lar. Ana Luiza, de 10 anos, sempre quis um cachorro, mas sua mãe, Cláudia Pimenta, relutava. No entanto, no Dia C, ela também se encantou e levou um dos fofinhos para casa.  “Minha filha se apaixonou por este, que ganhou o nome de Zezinho. Também não resisti e estamos levando ele para casa”, contou Claudia Pimenta.

Saúde e visual em dia

Dicas de alimentação saudável, orientações sobre atividade esportivas, noções sobre os primeiros socorros também tiveram boa receptividade do público. Assim como orientações sobre higiene bucal, oferecidos pela Uniodonto Rio. As crianças ganharam kits de escovação dos dentes e os adultos foram atendidos dentro da Unidade Móvel disponibilizado pela cooperativa. Luciano Maia, 67 anos, aproveitou todos os serviços oferecidos. “É importante para a população que eventos como esse aconteçam, vistos que muitos não têm condições de receber um tratamento bucal, por exemplo”, contou.

A tenda de corte de cabelo foi outro sucesso na celebração pelo Dia C. O Sicoob Coopvale, em parceria com uma renomada empresa do ramo da beleza, realizou mais de 100 atendimentos de corte de cabelo em crianças e adultos. Foi o caso da dona-de-casa Edite Cândida Pinto, 70 anos. “Estava passando pela praça e vi que estavam fazendo corte de cabelo de graça. Era algo que estava protelando, mas vi que tinha chegado a hora de mudar o visual”, disse.

É hora de poupar!

As represas encheram e a crise energética passou. No entanto, não é hora de se descuidar. Para isso, as Cooperativa de Trabalho e Serviços em Energia (Coopergia), de Eletrificação Rural Cachoeiras – Itaboraí (Cerci) e de Eletrificação Rural de Resende (Ceres) levaram ao público uma casa com eficiência energética. A maquete simulou o consumo dos eletrodomésticos, estimulando ações de combate ao desperdício. A empresa também foram distribuídas cartilhas do projeto “Furnas Educa”, que mostrou aos participantes os riscos de praticar queimadas e a importância de economizar energia e conservar o meio ambiente.

Quem precisou reorganizar suas finanças pessoais, mas não sabia como, encontrou nas cooperativas de crédito presentes no Dia C uma orientação profissional. Foi o caso de Priscila Souza, de 37 anos, que quer fazer uma longa viagem e precisa organizar seus gastos. Até pouco tempo ela vivia endividada e agora quer aprender a poupar. E através do diretor executivo da Unicred, Oswaldo Mello,  recebeu orientações para incluir seus gastos em uma planilha, a fim de ter um controle sobre receitas e despesas.

ONU no Dia C

A Organização das Nações Unidas (ONU) também participou do Dia de Cooperar. A instituição divulgou à população as 17 metas para o desenvolvimento sustentável, conversou com os visitantes e recolheram assinaturas para o programa de voluntariado online, em que é possível ajudar pessoas do mundo todo sem sair de casa.  Outra iniciativa divulgada foi a reunião de voluntários para o projeto piloto de um aplicativo que divulgará as ações da sociedade civil promovendo a sustentabilidade.

Dia C no estado

Até o momento, cerca de 30 cooperativas já inscreveram projetos para a Campanha do Dia de Cooperar, totalizando 35 projetos em 15 municípios, reunindo mais de mil voluntários.

No dia 2 de julho, além da celebração na Praça Afonso Pena, o Dia C também esteve em Nova Friburgo, com a ação  “Juntos Contra a Dengue e H1N1”, promovida pela Cooperativa Educacional Escola Fribourg, e em Bom Jardim, com a “Cultura na Praça”, realizada pela Cooperativa  Espaço Integrado de Educação e Cultura (Eiduc).

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ