OCB/RJ assina parceria com Prefeitura de Maricá

OCB/RJ assina parceria com Prefeitura de Maricá

A atual gestão da Prefeitura de Maricá, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, tem como um dos principais objetivos o fomento do cooperativismo no município. Para que isso aconteça, o primeiro passo foi dado no dia 23 de junho, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o governo municipal e o Sistema OCB/Sescoop-RJ, durante o 1º Festival Internacional da Utopia.

Com o acordo, a Prefeitura estabelecerá uma política voltada para promoção do desenvolvimento local, articulado com a atuação de outros atores da sociedade civil, objetivando, assim, a geração de formas de organização de produção adequadas no âmbito da economia solidária, levando em consideração as vocações, potencialidades locais e os interesses da comunidade cooperativista.

Localizada entre as cidades de Niterói, São Gonçalo e Saquarema, Maricá é uma das mais importantes do Rio de Janeiro e tem no segmento Transporte uma das principais forças cooperativistas. Com o Termo, a intenção é que instituições cooperativistas de outros ramos sejam fomentados no município.23O prefeito da cidade, Washington Quaquá, disse que a OCB/RJ será um parceiro fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas que estão sendo implementadas no município. “Vamos dar à Maricá a possibilidade do desenvolvimento econômico igualitário, com os recursos ficando dentro do próprio município. O fomento a cooperativas é uma das medidas que farão isso acontecer e, não à toa, transformaremos Maricá em uma cidade cooperativista”, disse Quaquá.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, é fundamental que a cultura do cooperativismo seja difundida em toda a sociedade. “Tendo a Prefeitura como parceria, a divulgação e o desenvolvimento do cooperativismo fica facilitado e potencializa o segmento na cidade e em todo o Estado, já que Maricá recebe turistas de diversas regiões. É exatamente por isso que estamos dando esse primeiro passo”, finalizou.

TCT
A atual gestão da OCB/RJ, desde que assumiu, vem trabalhando na realização de parcerias com diversas prefeituras do Estado. Antes de Maricá, foram firmados acordos com as cidades de Barra do Piraí, Cordeiro e Natividade. Desta última, já estão sendo colhidos frutos. A Cooperativa de Trabalho Nat Recicla – constituída com o apoio do Sistema OCB/Sescoop-RJ – é a responsável pela realização coleta seletiva da iniciativa na cidade. A implementação da Coleta Seletiva em Natividade, através de uma cooperativa, só foi possível após a assinatura do Termo.

Festival Internacional da Utopia

Reunir pessoas que acreditam e lutam por um mundo melhor é o principal objetivo do 1º Festival Internacional da Utopia, realizado no município de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Durante cinco dias diversas atividades culturais, intervenções artísticas e debates foram realizadas. Militantes, trabalhadores, artistas e juventudes de 36 países, como Cuba, Vietnã, Índia, China e Venezuela, estão presentes.

Em um stand localizado na Feira da Reforma Agrária, o Sistema OCB/Sescoop-RJ apresentou algumas ações que estão sendo desenvolvidas do cooperativismo no município e no entorno.  Questionamentos sobre como constituir uma cooperativa, direitos e deveres dos cooperados e como se aperfeiçoar foram sanadas no espaço.

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ