Sicoob Cecremef: Dia C na Casa das Palmeiras

Sicoob Cecremef: Dia C na Casa das Palmeiras

As atividades do Dia de Cooperar 2016 (Dia C) não param. No dia 17 de junho foi realizada, pelo Sicoob Cecremef, a ação deste ano na Casa das Palmairas, em Botafogo (RJ).

Participaram cerca de 20 clientes da Casa. Pelo Sicoob Cecremef, 10 voluntários estiveram presentes realizando diversas atividades ao longo do dia: de teatro com esquetes rápidas, passando por atividades ilustrativas, odontológica – demonstrando a forma correta de escovação, cultural e de dança. O dia foi encerrado com distribuição de lanche e bolo.

A diretora social da cooperativa, Mina Fiszman, participou do evento. “Esse dia desenvolvemos o voluntariado na prática com o apoio dos colaboradores e estagiários da cooperativa. Fizemos o bem ao próximo”, diz.

A Casa das Palmeiras é uma instituição de reabilitação mental com atividades expressivas – terapias ocupacionais em regime aberto, idealizada pela psiquiatra Dra. Nise Magalhães da Silveira, fundada com a colaboração da psiquiatra Maria Stela Braga, em dezembro de 1956.

De acordo com o vice presidente da Casa das Palmeiras, Jean Pierre, a Casa das Palmeiras não segue padrões convencionais de reabilitação psiquiátrica. “É um pequeno território de relações humanas afetivas e de atividades criadoras onde os clientes têm a oportunidade de, espontaneamente, realizarem seus trabalhos expressivos facilitando a entrada em contato com a vida”, conta.

O método é inspirado na prática terapêutica ocupacional a partir da observação com os próprios clientes e enriquecidos com a psicologia analítica de C. G. Jung. A Casa das Palmeiras é pioneira na América Latina e inovadora na história da moderna psiquiatria. Saiba mais em www.casadaspalmeiras.blogspot.com.br

 

 

Fonte: Léo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação sistema OCB/Sescoop-RJ