Evento discute legado do Cooperativismo

Evento discute legado do Cooperativismo

O cooperativismo foi o grande assunto do “Seminário de Cooperativismo – Legados e desafios utópicos”, evento realizado pela Prefeitura de Maricá em 15 de junho, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). Os representantes do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Valdinei Calixto, Adelson Novaes e Ronaldo Gaudio, liderados pelo presidente Marcos Diaz, participaram de debates que ocorreram ao longo do evento. 

De acordo com a prefeitura, o encontro teve como finalidade capacitar o público sobre o a importância do fomento de cooperativas e o desenvolvimento do cooperativismo em Maricá e promover a discussão sobre tecnologias sociais em cooperativas e sua relação com a economia solidária e com a inclusão social e produtiva. 

Entre os temas discutidos, estiveram a economia popular e solidária como modelo de desenvolvimento sustentável, o incentivo à implementação de grupos associativos e cooperativos e o marco legal e conceitual do cooperativismo. 

Representando o prefeito Washington Quaquá, o secretário municipal adjunto de Economia Solidária, André Braga, afirmou que a atual gestão pretende transformar a cidade da Região dos Lagos em exemplo de fomento ao cooperativismo.

“Maricá será conhecida como cidade que incentiva esse segmento econômico, um tipo de economia justa, solidária e que se propõe a dar dignidade a sociedade”, comentou Braga, acrescentando que dentro de alguns dias acontecerá a assinatura de Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o Sistema OCB/Sescoop-RJ.

Para o presidente Marcos Diaz, a realização de evento como o seminário foi importante para que a sociedade saiba, de fato, os benefícios que o cooperativismo traz para a região. “Será uma grande honra estarmos nos tornando parceiros com Maricá. Com toda a certeza, a população será a maior beneficiada”, disse Diaz sobre a parceria com a governo municipal.

A previsão é que o Termo seja assinado durante o Festival Internacional da Utopia, evento promovido pela Prefeitura de Maricá entre os dias 22 e 26 de junho. 
Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ