Fórum do Táxi atualiza profissionais sobre as ações do Sistema

Fórum do Táxi atualiza profissionais sobre as ações do Sistema

Durante o fórum do ramo Transporte – segmento Táxi, realizado no dia 13 de junho na Central Coop Rio, o diretor da OCB/RJ Vinícius Mesquita e o assessor jurídico do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Abdul Nasser, atualizaram os participantes sobre a delicada situação atual do setor e as ações da instituição.

Redução de custos das operações, maior alcance de mercado e serviços de melhor qualidade foram alguns dos temas tratados e como solucioná-los. Os presentes comentaram sobre a importância de defender um piso para a categoria com base em valores que precisam ser estudados, como a tarifa básica do taxímetro.

Vinícius Mesquita lembrou que a OCB/RJ vem trabalhando com afinco nas ações estratégicas do segmento, porém é importante que a categoria se una ainda mais. “Contratamos a Coppe/UFRJ para realizar uma pesquisa com os taxistas e esperamos uma análise detalhada do setor para desenvolver as estratégias de ações”, disse.

Também foram comentadas as formas de organização de sucesso de outros sistemas no Brasil, como Unimed, Unicred e Uniodonto. Isso porque, segundo a equipe de estudos do tema na OCB/RJ, unificar as cooperativas por meio de um sistema único é a melhor solução, criando fundo garantidor para cobertura de inadimplência e câmara de compensação para as operações de intercâmbio entre as cooperativas.

Porém, é preciso uma ação imediata contra o mercado de aplicativos. “O táxi não pode ser um serviço exploratório com profissionais cadastrados trabalhando mais de 12 horas por dia e, de um momento para outro, entra no mercado uma concorrência desleal”, ressaltou Abdul, comentando sobre os aplicativos de chamadas de corridas.

Participaram, entre outros, representantes das cooperativas CooperNorte, Central Coop Rio de Janeiro, RioCoopSind, Novo Rio Coop e Amarelinho Táxi.

Fonte: Léo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ