Evento Sicoob Voluntário estimula ações de ajuda ao próximo

Evento Sicoob Voluntário estimula ações de ajuda ao próximo

“Seja você a mudança que quer ver no mundo”. A frase do pacifista indiano Mahatma Gandhi foi o lema do evento Sicoob Voluntário, realizado no dia 11 de junho, na Livraria Cultura, centro do Rio.  O encontro, promovido pelo Instituto Sicoob em parceria com o Sicoob Central Rio, o Sistema OCB/Sescoop-RJ e o Grupo Sulamérica, e que teve como pilares o Voluntariado Transformador, a Educação Cooperativista e Financeira, o Consumo Consciente, o Conhecimento Compartilhado e o Interesse pela Comunidade, 7º princípio cooperativista, reuniu cerca de 150 pessoas.

O presidente do Sicoob Central Rio, Luiz Antônio Araújo realizou a abertura das atividades destacando a parceria com o Instituto Sicoob. “O Sicoob Central Rio ainda está na infância, com cinco anos de vida. Neste período sempre procuramos mostrar à sociedade os valores e princípios cooperativistas. Infelizmente o povo em geral ainda não tem essa cultura, mas em conjunto com o Instituto Sicoob tenho a certeza de que conseguiremos disseminar essa essência do bem”, disse Luiz Antônio.

Em sua fala, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, fez um paralelo entre as ações de voluntariado realizadas pelo Instituto Sicoob e o Dia de Cooperar (Dia C). “A essência do cooperativismo é a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, com equilíbrio de diversas forças sociais. Estamos cada vez mais convencidos de que o segmento cooperativista é a alternativa mais viável de transformação social de uma realidade na qual a desigualdade e a injustiça social, infelizmente, crescem a cada dia. Reitero que as ações do Instituto Siccob e a Campanha do Dia C são importantes para transformarmos o Brasil em um país muito mais próspero e justo”.

O presidente do Instituto Sicoob, George Hiraiwa, destacou a missão de “difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades”.

Na oportunidade também estiveram presentes o vice-presidente e o diretor da OCB/RJ, Jorge Meneses e Angelo Galatolli, respectivamente e a diretora do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge.

A gestora do Instituto, Emanuelle Soares, fez uma breve apresentação sobre a história da Instituição, criada em 2004, no Paraná, e de seus objetivos estratégicos, tais como o desenvolvimento sustentável e a constante busca de líderes comunitários com cultura cooperativista.

Qual o verdadeiro sentido da vida? Só existe notícia ruim no mundo? Essas duas perguntas foram respondidas pelo casal Iara Xavier e Eduardo Xavier que são do projeto “Caçadores de Bons Exemplos”. Durante a palestra eles relataram suas experiências e destacaram quatro objetivos fundamentais ao voluntariado: mudar o olhar, inspirar as pessoas, conectar e valorizar as ações do próximo.

“Decidimos viver, conviver, reconhecer e divulgar pessoas que trabalham pelo bem-estar coletivo”, disse Iara Xavier, que em 2011, ao lado do marido Eduardo, vendeu o apartamento e saiu em viagem durante cinco anos (2011/2015) pelo Brasil em busca de bons exemplos. Neste período percorreram mais de 225.000 km, catalogaram mais de 1.150 projetos por todos os estados brasileiros. Agora, esta ação se transformou em uma grande mobilização para divulgação do bem, onde participam mais de 110.000 pessoas pelas redes sociais.

“O verdadeiro sentido da vida é fazer sentido na vida dos outros”, concluíram, sendo aplaudidos de pé por todos os presentes.

Abordando temas como inspiração e compartilhamento de sonhos, o Co-Fundador do Atados, rede social que conecta voluntários a causas sociais,  André Cervi  destacou que o “Voluntariado é troca de experiências, sendo necessário pensar e agir com o coração”.

A analista de projetos do Instituto Sicoob, Júlia Fagan e o palestrante Airton Bagli ressaltaram a importância do voluntariado e o impacto que essa atividade causa a todos os envolvidos.

“Ser voluntário, além de ajudar ao próximo, faz com que a pessoa adquira novos conhecimentos e competências ligadas à liderança, comunicação e empreendedorismo”, disse André Bagli.

Ao final das atividades foram sorteados brindes aos presentes e distribuídas fichas de inscrição para o Programa de Voluntariado do Instituto Sicoob.
Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ / Revisão: Comunicoop