Visita a instituições de Paty do Alferes

Visita a instituições de Paty do Alferes

Representantes do Sistema OCB/Sescoop-RJ estiveram em Paty do Alferes no dia 8 de junho para uma visita técnica à Associação dos Lavradores do Médio Paraíba (ALMAPA) e à Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Paty do Alferes (COOPRAPA).

Na ALMAPA, em reunião com o presidente Nassim Almôr, foi apresentado o trabalho do Sistema OCB-Sescoop/RJ e proposto um Termo de Cooperação Técnica visando a uma parceria para o desenvolvimento local. Para isso, seria feito primeiramente um diagnóstico a partir de indicadores dos possíveis “nichos” de empreendimento-coletivo (Cooperativas), já existentes e/ou a constituírem.

Já na cooperativa Cooprapa, com o presidente Lauro Abreu, o diretor Antônio Marcos e o cooperado Cláudio Tubarão foram tratados os assuntos mais pontuais, no que diz respeito à adimplência da cooperativa ao Sistema OCB/RJ, atualização documental (balanço dos últimos cinco anos 2010/2015, Ata e Estatuto atualizados, Contribuição Sindical, Contribuição Cooperativista, Taxas de Manutenção).

No encontro foram discutidos os benefícios dos Programas de Gestão, PAGC e PDGC, além de orientações a respeito de assessoria jurídica e contábil e cursos de capacitação.

A comitiva do Sistema OCB/Sescoop-RJ foi composta pelos representantes do gabinete da presidência, Valdinei Calixto, Carlos Piragibe, Sabrina Oliveira e Luiz Amaral. O consultor Luiz Antunes também fez parte da equipe.
Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ / Revisão: Comunicoop