Plano para fomento do cooperativismo em Barra do Piraí é apresentado

Plano para fomento do cooperativismo em Barra do Piraí é apresentado

Representantes do Sistema OCB/Sescoop-RJ estiveram na prefeitura de Barra do Piraí, no dia 23 de maio, para reunião com o secretário de agricultura do município, Henrique Dutra Maracajá. O encontro foi o desdobramento da visita ao prefeito Maércio Fernando Oliveira de Almeida, ocorrida este mês.

Neste segundo momento, o Sistema OCB/RJ, através dos assessores da presidência Adelson Novaes, e Valdinei Calixto, e do analista de monitoramento, Silvio Bruno, apresentou a proposta de Plano de Cooperação Estrutural. O intuito é investir e estimular a cultura da cooperação no município, objetivando o desenvolvimento sustentável para a busca de soluções de empreendimentos socioeconômicos que possam servir como base para o crescimento local.

Todo esse plano foi estruturado nos indicadores de viabilidade para execução, divididos em áreas: Saúde, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo, Gastronomia e Lazer, Turismo Rural – Ecoturismo, Trabalho (Resíduos Sólidos, Costureiras), Transporte (Moto-frete).

Caso aprovado pelo governo local, caberá ao Sistema OCB/RJ o apoio nas esferas contábil e jurídica, a interlocução com cooperativas já constituídas, para auxílio no projeto, e a busca de parceiros. A prefeitura de Barra do Piraí envolveria as secretarias e servidores do município e daria todo o suporte operacional para execução.

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sescoop-RJ/ Revisão – Comunicoop