Grupo de costureiras recebem orientações para constituir cooperativa

Grupo de costureiras recebem orientações para constituir cooperativa

O Escritório Regional do Cooperativismo (ERC)/Lagos promoveu em 19 de maio, na cidade de Maricá um encontro com um grupo de costureiras que pretendem constituir uma cooperativa. A iniciativa é em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária de Maricá. Esta é a primeira ação após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a Prefeitura de Maricá e o Sistema OCB/Sescoop-RJ, ocorrida em junho. 
 
O grupo é formado por 39 mulheres que estão se formando no curso de corte e costura do SENAI. O analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Jorge Pecly, explicou todo o processo de constituição e legalização de uma cooperativa, os direitos e deveres dos cooperados, princípios e valores cooperativistas, forma de trabalho, entre outros pontos.
 
A necessidade de entendimento de como a cooperativa, à princípio, realizará suas atividades econômicas, bem como toda a cadeia produtiva e forma de trabalho, também foi discutida no encontro. 
 
Após o encontro foi formada uma comissão que norteará as ações pertinentes do processo de constituição e legalização da cooperativa.
 

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ