Sescoop/RJ apresenta devolutiva do PAGC à EDUCAR

Sescoop/RJ apresenta devolutiva do PAGC à EDUCAR

O representante pelo Escritório Regional do Cooperativismo (ERC)/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, visitou, em 18 de maio, as dependências da Cooperativa Educacional de Angra dos Reis (PAGC). A análise da gestão da cooperativa do ramo educacional foi o tema do encontro.

A partir do diagnóstico da gestão, foi confeccionado um plano de melhoria, seguindo as diretrizes do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). O Programa integra a Diretriz Nacional de Monitoramento e é focado nos aspectos legal-societários da cooperativa, conforme estabelece a Lei nº 5.764/71. Seu Instrumento de Acompanhamento à Gestão Cooperativista (IAGC) foca na análise criteriosa do Estatuto Social, do Registro de Matrícula, dos Livros de Atas da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, além de alguns aspectos relativos aos Fundos Obrigatórios e à Contabilidade.

A EDUCAR apresentou bons índices de conformidade e estará executando melhorias para avançar ainda mais vai promover a alteração estatutária para os devidos ajustes. A cooperativa educacional já está enquadrada na Lei nº 12690/2012 O diretor Administrativo-Financeiro da cooperativa, Adilson Carneiro, aprovou o programa e a forma prática como evidencia as não conformidades. “Certamente estará ajustando as melhorias proporcionará o desenvolvimento das cooperativas”, disse.

PAGC

Ao participar do PAGC, a cooperativa terá calculado, automaticamente, seu Índice Geral de Conformidade Cooperativista, que mede quantos por cento, de todos os aspectos avaliados, foram considerados conforme a Lei.  Espera – se que as oportunidades de melhoria identificadas no PAGC ajudem a cooperativa a melhorar suas práticas de governança e a aumentar sua segurança jurídica. Este Programa é gratuito para todas as cooperativas registradas na OCB/RJ.
Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ