Sescoop/RJ realiza visita técnica à Ceral

Sescoop/RJ realiza visita técnica à Ceral

O responsável pelo Escritório Regional do Cooperativismo (ERC)/Lagos, Jorge Pecly, visitou no dia 17 de maio as dependências da Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral). A análise da gestão da cooperativa do ramo Infraestrutura foi o tema do encontro.

A partir do diagnóstico da gestão, foi confeccionado um plano de melhoria, seguindo as diretrizes do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). Vale ressaltar que o Programa integra a Diretriz Nacional de Monitoramento e é focado nos aspectos legal-societários da cooperativa, conforme estabelece a Lei nº 5.764/71.

Seu Instrumento de Acompanhamento à Gestão Cooperativista (IAGC) foca na análise criteriosa do Estatuto Social, do Registro de Matrícula, dos Livros de Atas da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, além de alguns aspectos relativos aos Fundos Obrigatórios e à Contabilidade.

Participando do PAGC, a cooperativa terá calculado, automaticamente, seu Índice Geral de Conformidade Cooperativista, que mede quantos por cento, de todos os aspectos avaliados, foram considerados conforme a Lei.

Espera – se que as oportunidades de melhoria identificadas no PAGC ajudem a cooperativa a melhorar suas práticas de governança e a aumentar sua segurança jurídica. “Este Programa é gratuito e todas as cooperativas registradas na OCB/RJ podem recebe-lo, estamos à disposição para implantar nas cooperativas e promover o desenvolvimento do segmento no Estado do Rio de Janeiro”, finalizou Jorge Pecly.

Mais informações:

Setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ

(21) 2232-0133

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ