Cooperativismo na Semana Nacional de Educação Financeira

Cooperativismo na Semana Nacional de Educação Financeira

O Brasil sedia, nesta semana, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A ação é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010, por meio do Decreto nº 7.397. Devido à Semana ENEF, o Sistema OCB/Sescoop-RJ promoveu o workshop “Planejamento Financeiro e você”, em 16 de maio, na sede da Unimed Federação Rio de Janeiro.

Dirigentes e representantes de diversas cooperativas lotaram o auditório e acompanharam palestra ministrada pela consultora de planejamento financeiro, Myriam Lund. A profissional abordou a importância de uma organização econômica. “A chave para o equilíbrio financeiro é promover uma reorganização das finanças. É difícil, mas com força de vontade é totalmente possível, basta ter metas, planos e, principalmente, envolver toda a família durante todo esse processo”, comentou.

Após dicas dadas por Myriam, representantes de diversas instituições apresentaram iniciativas que são promovidas para a sociedade brasileira, com o intuito de promover uma sociedade com vida financeira mais estável.

Entre as instituições participantes, estavam: Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Comissão de Valores Imobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (Bacen) e Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

O portal do investidor, cursos, palestras e publicações voltadas para os mais diversos públicos foram algumas das iniciativas apresentadas pelos representantes das instituições. Ao final do encontro, o público recebeu consultoria financeira. A 3ª Semana Nacional de Educação Financeira acontece até o próximo domingo, 22 de maio.

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ