Visita técnica às cooperativas do Centro Sul Fluminense

Visita técnica às cooperativas do Centro Sul Fluminense

A fim de auxiliar na modernização da gestão das sociedades cooperativistas por meio da agregação de valores aos dirigentes e cooperados, o setor de monitoramento de cooperativas do Sescoop/RJ esteve nos municípios de Barra do Piraí e Resende, na região Centro Sul Fluminense nos dias 12 e 13 de maio. Na ocasião, foram realizadas visitas técnicas às cooperativas Unimed Centro Sul Fluminense, Novacooper e Ceres. O objetivo das reuniões foi a adesão ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) – Ciclo 2016.

A primeira parada foi em Barra do Piraí. No encontro com a gerente geral da Unimed local, Silvana Rocha, o analista do Sescoop/RJ, Silvio Bruno, discutiu um plano de melhoria com base em ações de formação profissional e promoção social que a cooperativa realizou em parceria com o Sescoop/RJ em 2015.

Nas cooperativas Novacooper e Ceres outros temas foram pauta, como a reforma estatutária e a realização de cursos de capacitação para cooperados.

Nas atividades de monitoramento, além das ações por intermédio do PDGC, o Sescoop/RJ vem trabalhando na reestruturação da base documental das cooperativas, através da implantação do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). Além disso, ações pontuais de assessoria societária, contábil e jurídica estão inseridas nas atividades.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sescoop-RJ/ Revisão – Comunicoop