Sescoop-RJ visita cooperativas da região dos Lagos

Sescoop-RJ visita cooperativas da região dos Lagos

Entre os dias 4 e 11 de maio, o analista de Monitoramento do Sescoop-RJ, Jorge Pecly, esteve nos municípios de Araruama, Rio das Ostras, Macaé e Arraial do Cabo, onde visitou , respectivamente, as cooperativas Ceral, Cooperancora, Coopmacaeescolar e Socec. O intuito foi prestar assessoria relativa à reforma estatutária, elaboração e publicação de edital de AGE e Ata de Assembleia.

As reuniões serviram também para implementação  dos Programas de Gestão Cooperativista (PAGC e PDGC) que compõem a Diretriz Nacional de Monitoramento e Desenvolvimento das Cooperativas. Ações e projetos para realização de ações voluntárias através da Campanha do Dia de Cooperar, captação de demandas de treinamentos, como cursos de atribuições do conselho fiscal e administrativo, básico de cooperativismo, atendimento ao cliente e primeiros socorros também foram discutidos.

PDGC

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. A metodologia está pautada no Modelo de Excelência da Gestão®

(MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

PAGC

O objetivo do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista  é proporcionar a manutenção das características da sociedade cooperativa e o desenvolvimento da qualidade da sua gestão, preservando sua credibilidade e transparência por meio de mecanismos de Governança, além de assegurar a longevidade dos empreendimentos cooperativos.

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) é um compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e solidário. A celebração ocorrerá simultaneamente em todos os estados do país, no dia 2 de julho.

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ – Revisão: Comunicoop