Cooperativas Educacionais participam da 1ª Olimpíada Brasileira do Saber

Cooperativas Educacionais participam da 1ª Olimpíada Brasileira do Saber

No ano de 2014, estudantes da Cooperativa Educacional César Almeida (ACEC) participaram da 20° Edição da Olimpíada Internacional de Matemática, realizada na cidade de Lucknow, no norte da Índia. De lá, professores e estudantes vieram como uma proposta. Por que não promover um mesmo modelo de iniciativa no Brasil? Pois bem, a ideia cresceu e no dia 26 maio saiu do papel. Na data, no Colégio Naval de Angra dos Reis, foi aberta a 1ª Olimpíada Brasileira do Saber. A iniciativa tem apoio do Sistema OCB/RJ.

Além da ACEC – uma das idealizadoras da ação –  participam da competição a Cooperativa dos Profissionais da Educação de Angra dos Reis (Cooperar), o Colégio Naval de Angra dos Reis, o Colégio Objetivo, de Juazeiro do Norte (CE), a Instituição Verdescola e o Centro Santo Dias, ambas de São Paulo.

As unidades escolares, até o próximo sábado, 28 de maio, terão provas que desafiarão os estudantes nas áreas de matemática, robótica, com robôs em provas de obstáculos e em uma piscina, ciências e língua estrangeira. Nesta última prova, inclusive, os competidores discutirão em inglês os assuntos relacionados à tecnologia.

De acordo com a professora da ACEC, Maria Elisa Santana, idealizar a Olimpíada Brasileira do Saber foi um desafio grande e importante, mas que tem tudo para prosperar. “Nosso intuito foi estimular os estudantes a pensarem de forma mais abrangente e a vencer os desafios propostos. Com isso, os alunos estarão mais preparados para enfrentarem as Olimpíadas internacionais”, comentou.

A conselheira do Sescoop/RJ, Inês Salles, afirmou que a participação das cooperativas em projetos como a Olimpíada visa a melhora da educação angrense. “A iniciativa idealizada pela ACEC pretende mudar não só mudar os rumos da educação de Angra dos Reis, mas de todo o Rio de Janeiro. Isso nos orgulha muito”, falou Inês, que acompanhou a ida da Comitiva da ACEC à 20° Edição da Olimpíada Internacional de Matemática.

A representante do ramo Educacional, Adelina Di Mare, estava empolgada com a participação de duas cooperativas educacionais na competição. “A cidade de Angra dos Reis possui diversas cooperativas do segmento e tenho a certeza que em próximas edições mais instituições participarão. As cooperativas têm qualidade e disputa em pé de igualdade com as mais importantes escolas da cidade. Para a competição, tenho a certeza que tanto a ACEC quanto a Cooperar representarão muito bem o cooperativismo”, finalizou.

A competição acontecerá no Colégio Naval de Angra dos Reis até o sábado, dia 28 de maio. 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ