Cooperativas Educacionais participam da 1ª Olimpíada Brasileira do Saber

No ano de 2014, estudantes da Cooperativa Educacional César Almeida (ACEC) participaram da 20° Edição da Olimpíada Internacional de Matemática, realizada na cidade de Lucknow, no norte da Índia. De lá, professores e estudantes vieram como uma proposta. Por que não promover um mesmo modelo de iniciativa no Brasil? Pois bem, a ideia cresceu e no dia 26 maio saiu do papel. Na data, no Colégio Naval de Angra dos Reis, foi aberta a 1ª Olimpíada Brasileira do Saber. A iniciativa tem apoio do Sistema OCB/RJ.

Além da ACEC – uma das idealizadoras da ação –  participam da competição a Cooperativa dos Profissionais da Educação de Angra dos Reis (Cooperar), o Colégio Naval de Angra dos Reis, o Colégio Objetivo, de Juazeiro do Norte (CE), a Instituição Verdescola e o Centro Santo Dias, ambas de São Paulo.

As unidades escolares, até o próximo sábado, 28 de maio, terão provas que desafiarão os estudantes nas áreas de matemática, robótica, com robôs em provas de obstáculos e em uma piscina, ciências e língua estrangeira. Nesta última prova, inclusive, os competidores discutirão em inglês os assuntos relacionados à tecnologia.

De acordo com a professora da ACEC, Maria Elisa Santana, idealizar a Olimpíada Brasileira do Saber foi um desafio grande e importante, mas que tem tudo para prosperar. “Nosso intuito foi estimular os estudantes a pensarem de forma mais abrangente e a vencer os desafios propostos. Com isso, os alunos estarão mais preparados para enfrentarem as Olimpíadas internacionais”, comentou.

A conselheira do Sescoop/RJ, Inês Salles, afirmou que a participação das cooperativas em projetos como a Olimpíada visa a melhora da educação angrense. “A iniciativa idealizada pela ACEC pretende mudar não só mudar os rumos da educação de Angra dos Reis, mas de todo o Rio de Janeiro. Isso nos orgulha muito”, falou Inês, que acompanhou a ida da Comitiva da ACEC à 20° Edição da Olimpíada Internacional de Matemática.

A representante do ramo Educacional, Adelina Di Mare, estava empolgada com a participação de duas cooperativas educacionais na competição. “A cidade de Angra dos Reis possui diversas cooperativas do segmento e tenho a certeza que em próximas edições mais instituições participarão. As cooperativas têm qualidade e disputa em pé de igualdade com as mais importantes escolas da cidade. Para a competição, tenho a certeza que tanto a ACEC quanto a Cooperar representarão muito bem o cooperativismo”, finalizou.

A competição acontecerá no Colégio Naval de Angra dos Reis até o sábado, dia 28 de maio. 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ