Cooperativas Educacionais de Angra dos Reis são visitadas pelo Sescoop/RJ

Cooperativas Educacionais de Angra dos Reis são visitadas pelo Sescoop/RJ

A cidade de Angra dos Reis, no Centro Sul Fluminense, tem como uma de suas forças econômicas o cooperativismo educacional. Com a proposta de analisar a realidade das cooperativas do segmento e promover ações de monitoramento, formação profissional e promoção social, o representante do Escritório Regional do Cooperativismo (ERC) no Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, e a representante do ramo Educacional, Adelina Di Mare, visitaram as cooperativas: Colégio Fênix, ACEC, EDUCAR e CEDUC.

Nas visitas, foram discutidas demandas para o segmento cooperativista, otimizando ações e envolvendo as cooperativas em projetos de Intercooperação. Iniciativas como Olimpíadas Educacionais, Seminário Educacional, Cooperativismo na Praça e Dia C foram algumas das alternativas sugeridas.

No que tange ao monitoramento e desenvolvimento, as cooperativas Colégio Fênix e CEDUC aderiram ao Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC) Ciclo 2016 e preencheram os questionários. Além da adesão ao PDGC, a CEDUC recebeu assessoria contábil do Sescoop/RJ, que atuou em assuntos referentes aos atos cooperados, sobras, tributação e pendências de balanço. 

Próximas Ações

Na EDUCAR, será realizada em 18 de maio a apresentação do relatório devolutiva do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) para a diretoria executiva com proposta de encaminhamento de plano de melhoria. No dia seguinte, acontece a apresentação da devolutiva do PDGC para ACEC e palestra de cooperativismo ao quadro social.

Por fim, a representante Adelina Di Mare, alinhou visitas em 21de maio nas cooperativas Colégio Fênix e EDUCAR. Na data, serão dados novos direcionamentos ao segmento.

 

Fonte: Richard Hollanda – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ – Comunicoop