Cooperativas de Cachoeiras de Macacu são visitadas pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ

Cooperativas de Cachoeiras de Macacu são visitadas pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ

O fomento e crescimento do cooperativismo é uma das premissas do Sistema OCB/Sescoop-RJ. Dando prosseguimento a esse pensamento, em 5 de maio, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, representando o presidente Marcos Diaz, visitou as sedes da Cooperativa de Eletrificação Rural Cachoeiras – Itaboraí (Cerci) e da Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar do Norte Fluminense (Coopass), localizadas em Cachoeiras de Macacu. Ações da área de gestão, monitoramento e desenvolvimento das cooperativas foram o mote dos encontros.

O analista de monitoramento do Sescoop/RJ e representante do Escritório Regional do Cooperativismo (ERC) Lagos, Jorge Pecly, também esteve presente nas visitas promovidas.

Na Cerci, o diretor Vinícius Mesquita se reuniu com o presidente da Cooperativa, José Carlos, para levar informações e orientar sobre o processo que o setor elétrico está passando junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), refletindo nas cooperativas do ramo Infraestrutura.

Também foram discutidas ações de monitoramento e desenvolvimento, através do Programa de Desenvolvimento e Gestão das Cooperativas (PDGC), do qual a Cerci já participa. Além disso, iniciativas de promoção social estão sendo projetadas.

Em seguida, foi a vez da Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar do Norte Fluminense (Coopass) ser visitada. No encontro foi entregue o Registro Definitivo da cooperativa, junto ao presidente Lenilson Biazatti. Durante o ano em que possuiu o registro provisório, a cooperativa promoveu participação efetiva dos cooperados em cursos e treinamentos voltados ao aprimoramento de sua gestão e governança. A cooperativa também participa do PDGC, onde visa melhorias em busca do crescimento e desenvolvimento junto ao mercado.

Para Vinícius Mesquita, o contato com as cooperativas é um estímulo para a expansão da prática do cooperativismo no Rio de Janeiro. “O Sistema OCB/Sescoop-RJ está inteiramente a disposição para desenvolver o associativismo em nosso Estado, seja realizando cursos e palestras ou ações sociais que beneficiam a sociedade”, comentou.

 

Fonte: Julio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop – RJ