OCB/RJ entrega registro provisório para cinco cooperativas

OCB/RJ entrega registro provisório para cinco cooperativas

Mais cinco cooperativas estão provisoriamente registradas no Sistema OCB/Sescoop-RJ. Em cerimônia no dia 3 de maio na sede da OCB-RJ, dirigentes cooperativistas receberam o documento e conheceram mais a fundo as ações do Sistema OCB/Sescoop-RJ.

“É um momento importante para o Cooperativismo. Organizamos essa entrega de registro para nos aproximar dos cooperados e criar uma ligação com os representantes das cooperativas. Isso torna o processo mais transparente, que é uma das premissas cooperativistas”, declarou o presidente Marcos Diaz.

Receberam os registros provisórios a Cocovencom, Comunicoop, Coopbank, Coop-Eldorado e Langercoop. Os representantes ouviram do vice-presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Jorge Meneses, a importância de manter as contas em dia para o perfeito funcionamento da cooperativa.

“O governo acompanha de perto o Sistema a partir do momento que uma Cooperativa se registra. Ter um contador e um advogado que entendem do Cooperativismo também é essencial para garantir o funcionamento correto da cooperativa”, disse.

O diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, comentou casos de sucessos de cooperativas do estado e citou a importância da participação dos novos cooperados em cursos oferecidos pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ. “Temos uma gama de palestras e cursos que visam melhorar a atuação das cooperativas. É legal termos a presença de todos para fortalecer cada vez mais o cooperativismo no Rio de Janeiro.”

O registro é resultado de um trabalho que o Sistema tem realizado em prol do desenvolvimento do Cooperativismo Fluminense. As cooperativas têm direito a toda assessoria jurídica e contábil oferecida pela OCB/RJ e podem participar dos cursos e eventos promovidos pelo Sescoop-RJ. Os Programas de Acompanhamento e de Gestão Cooperativista (PAGC e PDGC) também fazem parte do portfólio de benefícios que o Sistema oferece.

Confira abaixo o relato dos presidentes das Cooperativas que receberam o registro.

Cláudio Montenegro (Comunicoop) –  Criamos a cooperativa para agregar ao sentido da casa e visamos oferecer os melhores serviços, com profissionais que entendem de Cooperativismo, cooperando com as demais cooperativas.

José Gaudêncio de Oliveira (Cocovencom) – É um prazer estar registrado no Sistema OCB. Queremos fazer parcerias, conhecer os mercados e vender os produtos em conta diante dos preços abusivos dos supermercados.

Cláudia Gonçalves de Araújo Almeida (Coopbank) – Nossa cooperativa auxilia pessoas com deficiência e vamos ajudar orfanatos e asilos, ações que já fazíamos antes de nos tornarmos cooperativa. Temos um projeto de capacitar funcionários de bancos também.

Ubirajara de Azevedo Silva (Coop-Eldorado) – Somos uma cooperativa de transporte, temos oito carros atualmente e projetamos crescer com o apoio do Sistema.

Marcelo Leonardo Bazilio (Langercoop) – Somos uma cooperativa de bancários de Nova Friburgo. Agradecemos o apoio e contamos com a colaboração do Sistema OCB para nos ajudar a atuar corretamente, sem erros.
Fonte: Julio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop – RJ