Café da manhã no MAPA/RJ lembra Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos

Café da manhã no MAPA/RJ lembra Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos

O assessor da presidência da OCB/RJ, Adelson Novaes, e a analista de projetos do Sescoop/RJ, Sabrina Oliveira, participaram em 3 de maio de um café da manhã na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio de Janeiro (MAPA/RJ). Participaram representantes das esferas federal, estadual e municipal e agricultores do Estado. O objetivo foi lembrar a Semana Nacional da Alimentos Orgânicos, que está em sua 12ª edição.

Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica e a importância de fazerem a opção por esses produtos. Princípios esses que buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.

A campanha procura, também, informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle social da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança entre produtores e consumidores.

Em 2016, será intensamente trabalhada a educação como referência. A campanha visa a deixar claro que é pela educação, em todos os níveis e formas, que se reforça a conscientização da importância de cada um, por meio de seus atos e escolhas, seja na produção como no consumo, na construção de um mundo melhor para todos, hoje e no futuro.

Superintendente Federal do MAPA/RJ, Antônio Carlos Marques Medeiros agradeceu a presença de todas as instituições presentes ao encontro. “O encontro também serviu para comemorarmos o desenvolvimento que a agricultura orgânica vem tendo nos últimos anos aqui no Estado do Rio de Janeiro. E isso se deve às parcerias feitas a instituições essenciais para o crescimento desse segmento”, disse Antônio Carlos.
Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ