Aprendiz Cooperativo traça novos caminhos para jovens

Aprendiz Cooperativo traça novos caminhos para jovens

Chapéus para o alto, diplomas nas mãos e emoção à flor da pele. Foi assim que 18 jovens e adolescentes começaram a escrever seus futuros profissionais após a cerimônia de formatura do Programa Aprendiz Cooperativo, realizada no dia 27 de abril, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL/Niterói). A solenidade contou com a participação de pais e responsáveis e representantes de diversas cooperativas fluminenses.   

O Aprendiz Cooperativo foi realizado pelo Sescoop-RJ, em parceria com a cooperativa Unimed Leste Fluminense. O intuito foi oferecer aos jovens uma formação cidadã pautada nos valores cooperativistas, possibilitando o desenvolvimento integral e a inserção no mercado de trabalho. Durante 12 meses (iniciado em março/2015), foi oferecido aos jovens uma formação cidadã pautada nos valores cooperativistas. 

A esperança por um futuro melhor é o que está na mente de cada um dos formandos. É o caso de Luiz Phelipe Victor, 19 anos. “Foi um desafio incrível, que inicialmente não estava empolgado, mas que consegui me envolver e ficar interessado. Os instrutores que tivemos foram excepcionais e me fizeram acreditar no meu potencial e eu aprendi muito. Tenho a certeza de que estou mais preparado para o futuro”, disse.

Para outros estudantes, o Aprendiz Cooperativo possibilitou a oportunidade de conhecer o espírito cooperativista. Juliana Carvalho e Jamille dos Santos, ambas com 16 anos, são alguns dos exemplos. Segundo Juliana, “a união da turma durante o curso do Programa foi determinante para que pudesse aprender os princípios cooperativistas e colocá-lo em prática”. Para Jamille, “com os dogmas passados, percebi que, unida, a sociedade pode conseguir um futuro próspero”, afirmou. 

Abraham Lincoln disse que “O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho”.

Para dois formandos, as primeiras dificuldades foram superadas e os frutos já estão sendo colhidos. Lucas dos Reis da Silva, 20 anos, e Marcelo Vinícius Loureiro Godinho, 19 anos, foram efetivados e estão atuando na Unimed Leste Fluminense. Lucas soube do Aprendiz Cooperativo por um amigo e acabou avisando Marcelo sobre a iniciativa.

Aliás, Marcelo não tinha muita expectativa, pois não tinha a certeza de que esse era o caminho que desejava. No entanto, com o passar do curso, agarrou a oportunidade com unhas e dentes, e aproveitou ao máximo cada momento. Em cada uma das aulas teóricas e na parte prática sempre buscou fazer a diferença. “Falo para quem está na busca pela primeira oportunidade que não desanime e busque sempre a fazer a diferença e aproveitar chance que está sendo dada”, disse.

Lucas dos Reis da Silva alcançou a efetivação após o bom desempenho durante a fase prática. “Recebi a notícia de minha efetivação com muita emoção, pois foi fruto de muito trabalho, empenho e dedicação durante o Aprendiz Cooperativo. Com certeza, é um sonho realizado e vou me empenhar ainda mais”, comentou Lucas.

Pais empolgados

Engana-se que somente os alunos ficaram emocionados com a formatura. A emoção rolou solta e muitos não conseguiram segurar o choro. Antônia Lucia Carvalho e Dráuzio de Souza, pais de Juliana Carvalho, eram um orgulho só. “É gratificante ver um filho preparado para o futuro. Estamos emocionados e sabemos que esta é a primeira de muitas conquistas a serem alcançadas”, disseram.

Quem não se segurou de emoção foi Sandra dos Santos, mãe de Jamille dos Santos. “Vi minha filha se desenvolver, adquirir responsabilidade e me surpreendeu positivamente. Ela terá um futuro brilhante e alcançará muitos sonhos em toda a vida dela”, disse Sandra, que quase chorou ao ver a filha vestida com beca e chapéu.

Dirigentes

A formatura contou com a presença de dirigentes das mais diversas áreas. Para eles, o Aprendiz Cooperativo foi a oportunidade de ampliar os horizontes dos jovens. A representante do ramo Educacional, Adelina Di Mare, utilizou trechos da música “Tente outra vez”, sucesso de Raul Seixas, para expressar o momento: “Tenham fé em Deus, na vida e tentem sempre. Parabenizo todos os alunos e pais, principalmente pelo esforço, dedicação e coragem de todos”, comentou.

A coordenadora do Programa Aprendiz Cooperativo, Regina Ramos, disse que “a formatura é um momento de vitória de todos os que apoiaram a iniciativa, pois não chegaríamos a esse momento”, afirmou.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, congratulou os alunos e disse que a iniciativa cumpriu o intuito de promover a formação profissional e contribuir para o desenvolvimento social das comunidades. “O caminho dos estudantes está traçado e nós do Sescoop/RJ estamos lisonjeados em proporcionar um futuro brilhante aos alunos e, agora, cooperativistas na essência”, falou Diaz.

A Unimed Leste Fluminense foi representada pelo vice-presidente Dr. Dilson Reis e pela diretora executiva de mercado Dra. Valéria Patrocínio. Dilson desejou aos estudantes muito sucesso na vida. “A Unimed Leste Fluminense fica orgulhosa em promover, junto com o Sescoop/RJ, o desenvolvimento social e econômico dos alunos e apresentar um caminho a ser trilhado pelos alunos”, disse Dilson.

O vereador e representante da Frente Parlamentar da Economia Solidária, Leonardo Giordano, e a representante do Fórum de Economia Solidária de Niterói, Celecina Rodrigues, também participaram do evento. Ambos parabenizaram o grupo de estudantes pela formatura e disseram que é importante aprender os preceitos cooperativas desde cedo, como aconteceu com quem participou do Aprendiz Cooperativo.

A partir de agora, os formandos entram em uma nova etapa da vida e o cooperativismo foi capaz de promover um futuro mais brilhante e próspero. 

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ