Comitiva da OCB/RJ visita Coop

Comitiva da OCB/RJ visita Coop

O Estado de São Paulo possui uma das maiores cooperativas do ramo Consumo na América Latina: Coop – Cooperativa de Consumo. Em seus mais de 60 anos de atividades, inúmeros objetivos foram alcançados e, atualmente, existem mais de 1,5 milhão de associados. E para conhecer a trajetória e a experiência da cooperativa uma comitiva da OCB/RJ visitou as instalações da Coop, no Grande ABC, entre os dias 18 e 19 de abril.

Para se ter uma ideia da importância da Coop, a cooperativa do ramo consumo teve, em 2015, um faturamento de R$ 1,98 milhão. Ao todo, são 29 unidades espalhadas pela região do Grande ABC, e nas cidades de Piracicaba, Sorocaba, Tatuí e São Vicente. A Coop também investe em produtos exclusivos e de marca própria. São 315 produtos de marca própria, 300 da linha Delícias da Coop (produção própria) e 157 exclusivos. Em 2015, essas linhas específicas contribuíram com 5,2% do faturamento, em 2014 a participação era de 4,8%. 

No entanto, apesar de seu crescimento, a Coop não perdeu a essência cooperativista. “Não se pode perder de vista a cultura e a filosofia cooperativista em nenhuma das etapas do processo. Para conseguirmos a eficiência operacional é fundamental termos profissionais especializados”, comentou Marcos Valle, presidente da cooperativa de consumo.

Para o entendimento completo da filosofia e do funcionamento da Coop, durante visita ao Centro Administrativo, em Santo André, a comitiva participou de Grupos de Trabalho (GT). Foram debatidas a “Política de Governança e Gestão”, “Estrutura de Compras e Vendas (Estoque)”, “Estrutura Administrativo-Financeira e de RH”, “Gestão da Cadeia de Suprimentos (Logística)” e “Marketing e Propaganda de Supermercado”.

A comitiva também passou no Centro de Distribuição da Coop, Panificação, Drogaria e Supermercado localizado na cidade de São Bernardo do Campo. Ao final das visitas, o sentimento foi a de que foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento do ramo Consumo. “Não podemos sonhar sozinhos, é importante sonharmos juntos. Nosso projeto dessa visita institucional nasceu em 2013 e desde então estamos gerando vontade de iniciar os estudos para começar uma cooperativa de consumo no Rio de Janeiro”, disse o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz.

Para o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, a visita foi determinante para o aprimoramento dos conhecimentos. Ele participou do GT “Estrutura de Compra e Venda (Estoque)” e conheceu as noções fundamentais de compras: os custos de aquisição, manutenção, estoque, material certo, preço certo, quantidade certa, fonte certa, a função da compra, fluxo sintético de compras, tipos de compras, compras locais, compras por importação, compras formais/informais, entre outros assuntos. “A visita foi importante para conhecermos vários detalhes que transformaram a Coop em uma das maiores cooperativas de consumo do mundo”, comentou Vinícius.

O assessor da OCB/RJ, Adelson Novaes, e a representante do ramo Educacional, Adelina Salles, acompanharam, respectivamente, os GTs “Política de Governança e Gestão” e “Marketing e Propaganda de Supermercado. Para ambos, a ida à Coop abre um novo campo de estudo no cooperativismo fluminense e agregará valores para o desenvolvimento do ramo Consumo.

A OCB/RJ, ao longo de 2016, realizará novas visitas com o intuito de promover o crescimento dos ramos cooperativistas.
Fonte: Léo Poyart e Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ