Reunião discute possibilidade de ações com a Sedrap

Reunião discute possibilidade de ações com a Sedrap

Com o propósito de promover ações em prol do desenvolvimento de cooperativas fluminenses, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, se reuniu no dia 13 de abril com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luiz Anchite. Além da proposta de uma cooperativa de agricultura familiar ter um espaço na Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, foi discutida a possibilidade de ações de desenvolvimento de segmentos cooperativistas no território fluminense.

A analista do Sescoop/RJ, Sabrina Oliveira, também esteve presente.

Sob o comando de Anchite, que foi prefeito de Barra do Piraí por dois mandatos, a Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) tem como finalidade promover a gestão e a função social do território e da economia, através de políticas públicas de estimulo e fomento ao desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável, além de estabelecer arranjos racionais para a distribuição de alimentos e melhoria das condições de produção e comercialização de pescado.

Durante a conversa, o presidente Marcos Diaz apresentou a instituição e a importância do cooperativismo para o desenvolvimento social e econômico das cidades. O dirigente disse que pretende fomentar ainda mais o desenvolvimento de cooperativas, dando todos os subsídios necessários para que as mesmas se mantenham sólidas.

“Nosso propósito é, através do desenvolvimento de políticas públicas, fortalecer os municípios. Temos exemplos positivos, como é o caso da cidade de Natividade. Lá, foi constituída uma cooperativa que está movimentando a economia da região. Isso também se dá pelo trabalho que realizamos em incutir o pensamento cooperativista nos cooperados. Aliás, essa a parte mais importante e também faremos em caso de uma parceria com a secretaria”, disse. 

O presidente do Ceasa/RJ, Pedro Jobim, também participou da conversa. Ele acredita ser fundamental que cooperativas tenham um espaço na central. “A presença de cooperativas é importante, pois envolve tanto a agricultura familiar quanto a questão de gênero. Atualmente, o posto de Nova Friburgo da Ceasa está muito movimentado e tenho a convicção que a presença de uma cooperativa de agricultura familiar será importante para agregar valor à Central e aos produtos comercializados pela instituição cooperativista”, comentou Jobim.

Por fim, o secretário José Luiz Anchite solicitou que o Sistema OCB/Sescoop-RJ providenciasse algumas outras questões para que as ações possam ser realizadas. “É interessante que tenha uma instituição que promova o desenvolvimento de cooperativas e a capacitação dos cooperados. A parceria tem perspectivas para dar certo”, finalizou. 

Ficou acordado que o Sistema OCB/Sescoop-RJ fará um compilado de ações para que as conversas prossigam.

Fonte: Richard Hollanda – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ