Cooperativa de Bordados de Natividade presta homenagem às mulheres

Cooperativa de Bordados de Natividade presta homenagem às mulheres

Mulher que é símbolo de garra e determinação. O dia 8 de março, comemorado o Dia Internacional da Mulher, foi repleto de homenagem, em Natividade, RJ. A Cooperativa de Bordados Natividade com o apoio da prefeitura através da secretaria de Assistência Social, e do Sistema OCB/Sescoop-RJ realizou uma manhã especial, na sede no bairro Liberdade. O evento contou com a presença de diversas mulheres, além das cooperadas.

Para o prefeito Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde, apesar da existência da data comemorativa, as mulheres devem ser valorizadas, ter o respeito e carinho diário. “A mulher merece a homenagem, já que existe esta data, mas na verdade todo dia é de luta e esperança então deixo meus sinceros desejos de prosperidade, saúde, paz e conquistas à cada mulher. Que todas possam cumprir seu papel de importante valor na sociedade. Parabéns a cada uma por seu brilho próprio que ilumina todos em seu convívio com talento, dom, caráter e valores”, destaca o prefeito.

Durante as apresentações iniciais a presidente da cooperativa Vânia Mendonça ressaltou que o trabalho desenvolvido mostra a capacidade de cada mulher que mesmo chegando desmotivada possui um estímulo ao produzir suas peças e inclusive por poderem contar com curso de capacitação que acontece para aquelas que se interessam pelo trabalho artesanal. “Somos 32 mulheres que fabricam uniformes, bordados, capa de gaiolas, bolsa, mochila, enfim, todos os tipos de artesanatos e também a parte da costura. O valor da mão de obra é estipulado por cada artesã que avalia o melhor preço para a venda e lucro das peças”, enfatiza Vânia ao falar sobre a cooperativa.

Fabiana Beloto secretaria de Saúde e Governo comentou sobre o empenho e talento elogiando cada uma por gerar a renda extra que ajuda a complementar o salário das famílias e parabenizou as conquistas obtidas pelas mulheres nos dias atuais.

Após as apresentações iniciais, uma palestra sobre dengue, zika e chikungunya foi ministrada pela enfermeira Adriela Branco que aproveitou para falar sobre o núcleo da mulher dando orientações sobre temas relacionados a saúde em geral.

Na segunda etapa do evento, foi oferecido um café da manhã. O momento de descontração foi somado às diversas atividades comemorativas com muita satisfação. “É muito bom ser lembrada e ter um momento como este de reconhecimento do poder público, nos proporcionando incentivo e valorizando nosso potencial. Estou muito satisfeita em estar neste evento e por fazer parte da cooperativa. Injeções de ânimo nos motivam e nos fazem buscar o melhor cada vez mais”, disse uma das participantes.

Serviços como teste de glicemia e aferição de pressão arterial foram realizados no local pela equipe de enfermagem da secretaria de Municipal de Saúde.

Para a empresária Ana Paula Ribeiro a influência das mulheres no município é sinal de que o avanço feminino nos diversos setores já é realidade e motiva a expansão do trabalho de cada uma buscando-se assim a valorização da mulher enquanto profissional.

Participaram também do evento a coordenadora de Habitação da Assistência Social Tainá Arenari, os secretários Rafael Capita DA Assistência Social e Dr. Manoel Ramiro Pinheiro do Desenvolvimento Agropecuário.

Maria Adelina Di Marie representante educacional do cooperativismo do estado do Rio de Janeiro destacou a importância da organização de princípios e valores que cria o senso de cidadania onde o trabalho permite a adequação ao mercado e o amplo resultado positivo com investimentos e aperfeiçoamento econômico e social.

 

Fonte: Prefeitura de Natividade