Cursistas terminam disciplina do Formacoop

Cursistas terminam disciplina do Formacoop

O Sistema OCB/RJ realizou nos dias 3 e 4 de março, no Hotel Villa Verde, em Nova Friburgo, a disciplina Aspectos Econômico-Financeiros de Cooperativas. A capacitação faz parte do do curso de Formação em Gestão de Cooperativas (Formacoop), – que termina em abril deste ano – e reúne representantes de 13 cooperativas do segmento agropecuário e alguns integrantes do setor de monitoramento do Sescoop/RJ. 

O encontro foi conduzido pelo professor Carlos Claro de Oliveira Junior, graduado em Administração e especialista em Gestão de Cooperativas. Na disciplina, foram abordados os objetivos e funções da gestão financeira; o Ciclo de crescimento das empresas – dinâmica financeira; a estrutura do balanço e a análise da rentabilidade.

Também estavam na pauta a Análise de custo volume e lucro; Políticas financeiras; Políticas operacionais – administração da necessidade de giro; Políticas estruturais – formação do capital de giro; Autofinanciamento; Insolvência – efeito tesoura; Crescimento equilibrado e expansão contínua; Análise econômico-financeira; Estrutura dinâmica do balanço-modelo para análise; Análise dinâmica e tradicional do balanço; Fluxo de fontes e aplicações de recursos; Análise do ciclo financeiro; Análise – índices tradicionais de liquidez e endividamento e a Administração da função financeira.

Formacoop

A capacitação tem sua metodologia atualizada constantemente, sendo composto por nove módulos, com carga horária de 144 horas/aula. As disciplinas abordaram o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

O objetivo do curso é Capacitar Dirigentes, Conselheiros, Gerentes e Cooperados para o exercício da função diretiva e gerencial nos diversos níveis da estrutura de poder da Cooperativa, além de oportunizar a discussão de mecanismos de reconhecimento e participação no mercado, de modo a ampliar o grau de competitividade das cooperativas e cooperados.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ / Revisão: Montenegro Grupo de Comunicação