Sescoop/RJ realiza curso voltado para cooperativas de crédito

Sescoop/RJ realiza curso voltado para cooperativas de crédito

Grandes dúvidas de cooperativas de crédito relacionadas a Assembleias Gerais puderam ser tiradas durante o curso “Exigências Legais e Procedimentos para realização de Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Assembleia Geral Extraordinária (AGE)”. A capacitação, realizada na sede da instituição, aconteceu no dia 3 de março e contou com a participação de 40 profissionais de diversas cooperativas do segmento Crédito.

A capacitação atualizou os profissionais sobre os procedimentos para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias anuais obrigatórias das cooperativas de crédito e para prestação de contas do exercício do ano anterior. Também estiveram na pauta do curso a destinação das sobras ou rateio das perdas, as eleições para os cargos estatutários, o rateio de despesas, a destinação do FATES e os honorários para os cargos estatutários, além de procedimentos para AGEs, em caso de reformas estatutárias.

O curso foi conduzido por Paulo Muniz, diretor administrativo da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito Urbano (Fenacred). O gerente técnico do Banco Central (Bacen), Alexandre Martins, e o representante do Sistema OCB/Sescoop-RJ na Junta Comercial do Estado (Jucerja), Gilberto Mota, também estiveram presentes e tiraram as dúvidas que surgiram durante a capacitação, como nos casos da preparação do processo para envio ao Bacen e o arquivamento dos processos na Junta Comercial.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, disse que as cooperativas de Crédito são peças importantes para difusão do cooperativismo no Rio de Janeiro. “Entendemos que o cooperativismo vem se fortalecendo, muito pelo excelente trabalho desempenhado pelas cooperativas de crédito, que possuem taxas muito menores do que os bancos. Tenho convicção de que esse modelo econômico, ajudado pelas cooperativas financeiras, crescerá cada vez mais no Rio de Janeiro”, disse o dirigente durante sua fala.

Pelo Sistema, participaram do curso o vice-presidente Jorge Meneses e o conselheiro do Sescoop/RJ, Antônio Cesar do Amaral.

Entre as cooperativas, marcaram presença representantes da: ADVCredi, Cecremef, Coop Duloren, Coop Pedro II, Coopbraun, Coopcomlurb, Coopcredensino, Coopcredtransrio, Cooperfamp, Cooperfarquim, Coopesa, Coopfispro, Coopserj, Coopuerj, Coopvale, Fenacred, Magicred, Sicoob Central Rio, Sicoob Credicor RJ, Sicoob Servidores RJ e Unicred Central.  

 

Fonte: Julio Camacho – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop – RJ