Reunião define estratégias para o Cooperjovem

Reunião define estratégias para o Cooperjovem

O Sistema OCB/Sescoop-RJ recebeu no dia 3 de março representantes do Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do encontro foi ajustar detalhes sobre o início das atividades do Programa Cooperjovem junto às cooperativas que compõem o Sicoob Central Rio. Em um primeiro momento, a Cecremef e a CredRioNorte.

Os municípios fluminenses, cujas escolas receberão o Cooperjovem, ainda serão definidos em uma próxima reunião, que contará com as presenças de representantes das cooperativas contempladas.

O vice-presidente do Instituto Sicoob, Sérgio Gini, destacou a expertise na aplicação do Cooperjovem. Ele citou o resultado obtido no estado do Paraná, com cerca de 15 mil alunos atendidos. “Nossa missão é auxiliar no desenvolvimento das comunidades onde atuamos. O cooperativismo sendo ensinado na teoria e na prática para crianças e adolescentes será o começo desse desenvolvimento. Isso é o que pretendemos aqui no Rio de Janeiro”, destacou Gini.

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Jorge Lobo, enalteceu o trabalho do Instituto Sicoob. “Pretendemos avançar no cumprimento de nossos objetivos, que são o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo fluminense”, concluiu.

“É com grande expectativa e alegria que pretendemos iniciar o programa levando às crianças o conhecimento transdisciplinar com valores e princípios cooperativistas. Objetivamos o desenvolvimento social da comunidade e a disseminação do cooperativismo”, disse a coordenadora dos setores de Formação Profissional e Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma.

Também participaram do encontro o gerente do Sescoop/RJ, Daniel Granuzzo, e a representante do ramo educacional, Adelina Di Mare.  Pelo Instituto, compareceram a gestora administrativa, Emanuelle Soares, e a analista de Comunicação e Marketing, Natália Casell.

Cooperjovem 

O programa Cooperjovem é desenvolvido pela OCB em nível nacional e executado pelas organizações estaduais em parceria com as cooperativas associadas. Trata-se de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e práticas que embasam a doutrina do cooperativismo. Ao estabelecer um diálogo entre educador, educando e comunidade, o Cooperjovem facilita a integração entre todos os envolvidos, promovendo o real desenvolvimento das comunidades. 

Instituto Sicoob

Fundado em 2004, o Instituto Sicoob foi criado por iniciativa do Sicoob Metropolitano e proclama a importância da preocupação com a comunidade, especialmente aquela onde se está inserido. Desde 2009 atua em todo o estado do Paraná por meio de ações conjuntas e integradas com as Cooperativas do Sistema Sicoob. Há 4 anos o Instituto é signatário do Pacto Global da ONU, e compromete-se a colaborar com os 10 princípios referentes aos direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ / Revisão: Montenegro Grupo de Comunicação