Livro Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil é lançado

Livro Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil é lançado

O cooperativismo de crédito brasileiro está em contínuo crescimento. E isso está sendo retratado no livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”, lançado no dia 23 de fevereiro, durante a palestra “O Novo ciclo do cooperativismo financeiro. O evento aconteceu no auditório da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj). A publicação é de autoria de Abelardo Duarte de Melo Sobrinho e Marden Marques Soares.

A publicação reúne em suas 178 páginas um estudo com base na experiência dos autores, e em dados disponibilizados pelo Banco Central sobre os principais movimentos do cooperativismo financeiro nos últimos cinco anos e suas consequências, além de análises estruturais e regionais que convergem para o diagnóstico, as perspectivas e os desafios para o setor.

O evento foi realizado pelo Sicoob Central Rio, em parceria com Sistema OCB/Sescoop-RJ. O presidente Marcos Diaz participou da mesa de abertura do evento, ao lado do presidente do Sicoob Central Rio, Luiz Antônio Araújo e de representantes do Sebrae e do Banco Central, Armando Clemente e Alexandre Bastos, respectivamente, e do presidente do Ibecoop e assessor jurídico da OCB/RJ, Ronaldo Gaudio.

O prefeito de Natividade, cidade localizada no Norte Fluminense, Francisco Bohrer, também esteve presente na solenidade. O governante é um dos entusiastas do cooperativismo e recentemente  assinou um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o Sistema OCB/Sescoop-RJ, visando, justamente, o desenvolvimento do cooperativismo no município.

Para Marcos Diaz, o cenário atual prevê melhores resultados para as cooperativas. “É um momento importante do cooperativismo de crédito, onde temos oportunidade de adquirir mais conhecimento. Acredito que todos aprenderam muito nessa palestra e terão a chance de se aprofundar mais ainda após a leitura do livro”, declarou.

Durante a palestra, Abelardo Duarte, que também é um dos autores do livro lançado, falou sobre a evolução normativa e as resoluções nº 4.434 e 4.454, do BC. Para o representante do Bacen, Alexandre Bastos, o assunto que gira em torno do livro será esclarecedor durante a leitura. “É uma satisfação sempre participar dos eventos. Essa publicação trará um conhecimento grande sobre o momento do cooperativismo de crédito e é uma oportunidade para todos se atualizarem e estarem por dentro do tema”, disse.

O presidente do Sicoob Central Rio, Luiz Antônio Araújo, falou sobre o atual panorama da cooperativa e planeja manter o crescimento não só da instituição financeira, mas de todo o segmento. “O livro é uma grande assistência dada pelos autores ao cooperativismo. O Sicoob tem se renovado, estamos nos reinventando, e ele entende as demandas dos cooperados em geral. Vamos caminhar em prol do cooperativismo”, afirmou.

Abelardo Duarte mostrou sua alegria em concluir a publicação e se mostrou positivo quanto ao futuro do cooperativismo no país. “Fiquei muito entusiasmado em abordar o ramo nesse livro, pois o cooperativismo passou a ter organização sistêmica, governança e portfólio diversificado, com diversos serviços financeiros. O Sistema OCB e as suas unidades estaduais têm tido um papel fundamental nesse desenvolvimento, visto que tem direcionado cada vez mais recursos para capacitações de dirigentes de cooperativas. O espaço é amplo para crescer, mas é preciso ter prudência, ainda mais em tempos de crise”, informou.

 

Fonte: Julio Camacho – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop – RJ