Cooperativismo na Praça agita Barra do Piraí

Cooperativismo na Praça agita Barra do Piraí

O último sábado, dia 20 de fevereiro, foi a oportunidade de moradores de Barra do Piraí ficarem em dia com a saúde e beleza. Além disso, conheceram os benefícios do cooperativismo para o desenvolvimento da população. Tudo isso só foi possível com a realização de mais uma edição do Cooperativismo na Praça, realizado pela Unimed Centro Sul Fluminense, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-RJ, através do setor de Promoção Social. A iniciativa aconteceu na Praça Nilo Peçanha, localizada na região central do município Sul Fluminense.

O Sicoob Cremendes apresentou os serviços oferecidos pela cooperativa e explicou as diferenças das cooperativas de crédito para os bancos privados. Outra cooperativa presente foi a Coop-Proalt, que demonstrou a multimistura e todos os produtos produzidos a partir do carro-chefe da instituição, como biscoitos e vinagre.

Quem esteve na Praça também pôde balançar os esqueletos com aulas de spinning, dança e recreação. Corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão arterial e da taxa de glicose e orientações para o combate à dengue e ao zika vírus foram alguns dos serviços oferecidos  durante toda a manhã.

Para o idealizador da iniciativa, Dr. Sebastião Barbosa, presidente da Unimed Centro Sul Fluminense, o evento foi um sucesso. “Esta é a segunda vez que a cooperativa realiza o Cooperativismo na Praça. Assim como na primeira edição, o retorno foi grande e isso nos motiva a fazer mais. Nossa ideia é fazer mais um na metade do ano, pois ajudar o próximo é a essência do cooperativismo”, disse o dirigente, que também é conselheiro de administração do Sescoop/RJ.

Representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o vice-presidente Jorge Meneses se impressionou com o grande público presente. “A região Sul Fluminense possui grandes cooperativas, como a Unimed, e, em eventos como esse, precisamos mostrar a força do cooperativismo no Rio de Janeiro. E pelo que se viu aqui, muitas pessoas ficaram interessadas em saber sobre os benefícios do segmento econômico”, comentou.

Público

Mais de 500 pessoas foram atendidas nos espaços espalhados pela Praça Nilo Peçanha. Um dos mais disputados foi o estande de corte de cabelo e maquiagem. As donas-de-casa Regina Vieira e Maria Lúcia de Souza aproveitaram. Regina cortou o cabelo e adorou a oportunidade de mudar o visual gratuitamente.

“Fui muito bem atendida e adorei tudo. Gostei muito do meu novo visual e queria que mais oportunidades como essa acontecessem”, disse Regina. Já Maria Lucia de Souza, além do corte, também fez maquiagem. Ela curtiu tudo. “Estava precisando passar por essa transformação e me senti uma nova mulher. Minha autoestima está bem melhor”, afirmou.

Mas não foi somente o estande de beleza que atraiu público. Beatriz Marques aferiu a pressão arterial e a taxa de glicose. “Está muito difícil conseguir marcar consulta para ações simples, como aferir a pressão arterial. Tenho 70 anos e preciso estar com as taxas em níveis bons. Porém, preciso saber. Que outros eventos como o Cooperativismo na Praça aconteçam. A população agradece!”, finalizou.

Fonte: Richard Hollanda – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ