Sescoop/RJ realiza visitas nas Cooperativas do Centro Sul Fluminense

Sescoop/RJ realiza visitas nas Cooperativas do Centro Sul Fluminense

O Setor de Monitoramento do Sescoop-RJ, representado pelo analista Silvio Bruno, esteve em oito cooperativas da região centro sul fluminense, entre os dias 27 de janeiro e 17 de fevereiro. Durante as reuniões foram discutidas a implantação dos Programas da Diretriz Nacional de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas – POC (Programa de Orientação a Constituição), PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão de Cooperativas) e PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas). Um encontro com o secretário de meio ambiente do município de Mendes, André Luiz Mazoni, para constituição de uma cooperativa de catadores, também fez parte do roteiro.

A primeira parada foi na Cooperaco, em Volta Redonda. Na mesma cidade foram visitadas a Coopproalt, a Unimed e a Uniodonto Sul Fluminense. Já em Barra Mansa, Mendes e Mangaratiba, Cooprotic; Sicoob Cremendes; Cootam e Coopig, respectivamente.

De acordo com o analista Silvio Bruno, todas as visitas e ações estão sendo planejadas com base na atualização cadastral no Sistema Nacional de Autogestão das Cooperativas (SINAC), além do estimulo a participação nos cursos e eventos promovidos pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ: “Realizamos também outras ações de constituição de novas cooperativas e apoio às prefeituras em projetos voltados ao desenvolvimento de políticas públicas de incentivo ao Cooperativismo”, destacou.

Na reunião com o secretário André Luiz Mazoni, na prefeitura de Mendes, também participaram o secretário de Promoção Social Trabalho e Renda do município, Eduardo Ventura, e catadores da região. A discussão foi o fomento a constituição de uma cooperativa de materiais recicláveis, para suprir os serviços afetados com o fechamento do lixão municipal.

Dentro do plano de trabalho do setor de Monitoramento do Sescoop-RJ para a região Centro Sul Fluminense,  ainda em fevereiro serão visitadas as cooperativas Coopeja, em Volta Redonda, Coopedi, Itatiaia; e Cooperar, Educar, CESB e Propescar, Angra dos Reis. O cronograma será encerrado em Resende, na Coopere e Uniodonto.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, com base nos objetivos estratégicos da instituição, em 2016 o Sistema se apresenta de uma forma ainda mais empreendedora, buscando estar mais presente nas cooperativas, auxiliando diretamente em suas necessidades e apontando novos caminhos por meio das ferramentas de melhoria contínua de gestão e governança: “As cooperativas devem melhorar seus mecanismos de gestão e governança para se manterem cada vez mais competitiva no mercado. Esse é o nosso papel”, finalizou o presidente.

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ – Revisão: Montenegro Grupo de Comunicação