Jovens de comunidades carentes são certificados pelo Sescoop/RJ

Jovens de comunidades carentes são certificados pelo Sescoop/RJ

Superação e força de vontade para alcançar os objetivos não faltaram para os cerca de 300 jovens que se formaram em mais um curso promovido pelo Sescoop/RJ, em parceria com o Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM) e a cooperativa CoopcredEnsino. Os formandos são moradores da comunidade da Rocinha, em São Conrado, e do Cantagalo, em Copacabana. A entrega dos certificados aconteceu em 4 de fevereiro no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 

A capacitação contemplou aulas de Design, Educação, Cidadania e Empreendedorismo, Fotografia, Imersão em inglês, Informática e Photoshop.

Representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ Marcos Diaz, o vice-presidente Jorge Meneses compôs a mesa de abertura ao lado da coordenadora do NEAM, Marina Moreira, e de professores dos cursos. Foram eles os responsáveis pela entrega dos diplomas.

A coordenadora do NEAM fez a abertura da solenidade e falou da importância que os familiares têm na vida dos formandos. “É importante ver a dedicação de todos, os estudantes têm motivos para se orgulhar e acreditar que são capazes. Nisso, a família é o mais importante para dar o alicerce que os jovens precisam. Sem eles não conseguiríamos ajudar tanto essa gente, que já são vencedores”, analisou.

Ainda segundo Marina, o apoio que o NEAM recebe do Sistema OCB/Sescoop-Rj é fundamental para continuarem realizando sonhos. “O Sescoop/RJ é uma parceria de nível internacional. É um exemplo, onde podemos explorar os cursos que são oferecidos. Foi Deus quem mandou no sentido de expandir as possibilidades”, completou.

O vice-presidente Jorge Meneses elogiou o trabalho realizado pelo NEAM desde a sua fundação e incentivou os jovens a continuarem se capacitando para ter mais oportunidades no mercado de trabalho. “O NEAM tem 35 anos e faz um lindo trabalho, que inspira solidariedade e fraternidade cristã. Eu desejo sucesso a todos vocês e que nunca parem de estudar. Se vocês têm sonhos, acreditem que vão realizá-los. Ousadia nos estudos é tudo nessa vida.”

Exemplo a ser seguido

Ex-aluno do NEAM e hoje um dos professores da formação, Davison Coutinho relembrou seus tempos de estudante, em que conseguiu encarar as dificuldades e se consolidar na carreira. “O certificado é o início de uma carreira, uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Há 13 anos eu estava no lugar de vocês, hoje sou graduado em Desenho Industrial e curso pós graduação em Design. Acreditem nos seus sonhos”, declarou.

Depoimentos

Todos os esforços não seriam possíveis sem o apoio dos pais. A jornalista Adriana Gomes dos Santos inscreveu seus filhos gêmeos, Nícolas e Kelvin, de 14 anos, no curso de Informática. Para ela, a formação é mais do que somente uma chance de trabalho. “Representa a porta de entrada para o mercado, para o ciclo profissional. Contribui em como eles enxergam o mundo em relação a tudo, tanto no âmbito profissional como pessoal.”

O curso agradou também os gêmeos, Nícolas e Kelvin: “Foi meu primeiro curso e me sinto bem, realizado por ter vencido essa etapa”, disse Nícolas. “Aprendi muito, os professores são muito bons”, completou Kelvin.

Lucas do Nascimento, de 19 anos, cursou as aulas de Excel. A empolgação dele ao receber o diploma foi explicitada nas palavras dele após a cerimônia. “Achei excelente, o ensino é 100%, os professores são ótimos. Vai ter o módulo 2 e eu vou me inscrever com certeza.”

O amigo de turma de Lucas, Terso Moura, de 22 anos, também foi outro aluno que se sentiu realizado no fim da capacitação. “Foi tudo ótimo, a carga horária é muito boa. Criamos um grupo que continuaremos mantendo contato. Isso foi muito legal”, descreveu. 

 

Fonte: Julio Camacho – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop – RJ