Alunos do programa Aprendiz Cooperativo conhecem o Sistema OCB/Sescoop-RJ

Alunos do programa Aprendiz Cooperativo conhecem o Sistema OCB/Sescoop-RJ

Conhecer o dia-a-dia do Sistema OCB/Sescoop-RJ e ter contato com profissionais que atuam em áreas administrativas. Estes foram os objetivos da visita dos alunos do Aprendiz Cooperativo, em 1º de fevereiro. O Programa, que visa a profissionalização em Auxiliar Administrativo, é realizado em parceria com a Unimed Leste Fluminense.

O encontro foi conduzido pela representante estadual do ramo Educacional, Adelina Di Mare, pela coordenadora pedagógica do Programa, Regina Ramos Carvalho, pela professora do módulo Gestão de Pessoas, Maria Solange e pela analista de RH da Unimed Leste Fluminense, Bruna Costa.

O Aprendiz Cooperativo tem o objetivo de oferecer aos jovens uma formação profissional e cidadã pautada nos princípios e valores cooperativistas, preparando-os para o mundo de trabalho e incentivando-os ao primeiro emprego.

Representando o presidente Marcos Diaz, o vice-presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Jorge Meneses, elogiou o desempenho dos aprendizes e explicou a função do Sistema. “A função do presidente Marcos Diaz é representar politicamente o Sistema. Ele age de acordo com o estatuto e toma as decisões a partir dos princípios e valores cooperativistas. Vivemos para alavancar o desenvolvimento das cooperativas no estado”, declarou Meneses.

Na roda de conversa, diversos colaboradores falaram das funções exercidas dentro do Sistema OCB/Sescoop-RJ. Um deles foi o superintendente do Sistema, Jorge Lobo. Ele entrou na instituição em 2002, como estagiário, e foi evoluindo até chegar ao cargo que ocupa atualmente. O superintendente citou sua trajetória vitoriosa durante os 14 anos que fez parte da instituição a fim de motivar os jovens aprendizes a seguirem batalhando por um lugar no mercado de trabalho.

“Fiquei seis meses como estagiário até ser admitido. Na época, a estrutura era muito pequena e todo mundo exercia múltiplas funções. Toda vez que eu fui colocado de frente a um desafio, eu assumi sabendo dos riscos, mas eu me comprometi. O conselho que passo para os alunos é que sempre tem alguém vendo o que estão fazendo, não desanimem. Tenham a firmeza de que trabalhando com dedicação e empenho a oportunidade aparece, seja em qualquer empresa”, relatou.

A professora Maria Solange, que ministrará o módulo Gestão de Pessoas, afirmou que a visita foi importante para os cursistas. “A turma tem o diferencial de ser formada com base nos princípios e valores cooperativistas. O novo módulo será fácil, a bagagem que a turma já tem será colocada em prática e vamos dar continuidade à formação”, disse a professora.

“Vários professores capacitados para o programa são provenientes de cooperativas, inclusive educacionais. Entendemos que estes profissionais são importantes para a formação dos aprendizes, visto que aliam sua experiência profissional de cooperativistas às exigências do curso”, destacou Adelina.

O programa

O Aprendiz Cooperativo tem o objetivo de oferecer aos jovens uma formação cidadã pautada nos valores cooperativistas, além de preparar o aprendiz para o mundo de trabalho e incentivar o primeiro emprego. Desta forma, o Sescoop/RJ cumpre um de seus principais objetivos: a formação profissional de empregados e sócios de cooperativas, além de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades.

Fonte: Julio Camacho – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ