Escola Fribourg inicia 2016 com curso de cooperativismo

Escola Fribourg inicia 2016 com curso de cooperativismo

O ano letivo de 2016 está prestes a iniciar e nada melhor do que começar o período se aperfeiçoando. Desta forma que iniciaram os cooperados da Cooperativa Educacional Escola Fribourg, de Nova Friburgo. Assim como acontece todos os anos, os profissionais assistiram ao Curso Básico de Cooperativismo ministrado pelo Sescoop/RJ e tiveram reforçadas as práticas cooperativistas.

No encontro, foram abordados os princípios, os valores, a história e a estrutura do cooperativismo, além do papel do Sistema OCB, os elementos conceituais de formação de cooperativas e suas diferenças para as outras organizações, bem como a Lei Cooperativista 5.764/71 e demais legislações. O curso foi ministrado pelo analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Márcio Fernandes. 

Foram discutidos, também, os tributos que incidem sobre as cooperativas, as responsabilidades, direitos e deveres dos cooperados, a gestão e a estrutura operacional da cooperativa, o capital social, o ato cooperativo e, por fim, a representatividade mundial, os símbolos e os ramos do cooperativismo. 

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, acredita que a iniciativa da cooperativa em promover uma reunião de alinhamento no início dos trabalhos é imprescindível. “Todas as instituições trabalham com metas e objetivos já alinhados para o ano e o que a Fribourg promoveu mostra o pensamento moderno que a diretoria da instituição tem”, afirma  

 A Escola Fribourg

A cooperativa tem 17 anos de existência e vem de uma história de sucesso de uma instituição recuperada. Hoje está com 570 alunos matriculados e uma grande fila de espera.

Fonte: Richard Hollanda – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCb/Sescoop-RJ