Prefeitura de Natividade fecha contrato com Cooperativa de Catadores

Prefeitura de Natividade fecha contrato com Cooperativa de Catadores

A prefeitura de Natividade através da Secretaria de Meio Ambiente assinou no dia 20 de janeiro, contrato de prestação de serviço com a Cooperativa de Trabalho Nat Recicla. A Cooperativa será responsável pela coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, no perímetro urbano e também na triagem do lixo na usina.

A criação desta cooperativa se deu com o apoio do Sescoop/RJ por meio do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Sistema OCB/RJ e a Prefeitura de Natividade assinado em agosto de 2015. Dentre as ações propostas no documento, estão o apoio à constituição de uma cooperativa de catadores e da prestação de serviço na área da construção civil, bem como o fomento às cooperativas já atuantes no município.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares, e 52,8% dos municípios Brasileiros dispõem seus resíduos em lixões.

Hoje estima-se que 1 em cada 10 000 brasileiros é catador. E três em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa.

No primeiro momento, a Cooperativa fará o trabalho na usina reorganizando todo o processo de separação, reiniciando a Coleta Seletiva em Fevereiro.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, a cooperativa terá condições plenas de atuar na cidade. “É o primeiro fruto da parceria feita junto à prefeitura local e mostra que estamos no caminho certo. Estaremos juntos no desenvolvimento dessa e de outras parcerias com cooperativas locais”, disse Diaz.

O prefeito de Natividade, Francisco Bohrer, conhecido como “Chico da Saúde”, acredita que o cooperativismo irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de Natividade. “Esta parceria faz parte de um conjunto de ações que visam a reorganização do processo de resíduos sólidos aqui do município. A constituição e atuação da cooperativa vai contribuir para a geração de emprego e renda no local”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Natividade / Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ