Cooperativa Agropecuária de Duas Barras implementará OQS

Cooperativa Agropecuária de Duas Barras implementará OQS

É a primeira vez que na atual gestão do Sistema OCB/Sescoop-RJ será implementada a Organização de Quadro Social (OQS) em uma cooperativa. A instituição a ser contemplada é a Cooperativa Agropecuária Duas Barras. Em 14 de janeiro, o programa – que tem duração de três meses – foi apresentado aos membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo e dirigentes da cooperativa.

A partir do dia 18 de janeiro a Cooperativa Agropecuária Duas Barras começará o diagnóstico dos cerca de 180 cooperados, visitando-os, a fim de estruturar comunidades para administrar melhor a atuação da cooperativa.

A OQS é um processo sistemático de comunicação e integração que contribui para melhorar a eficiência, eficácia e competitividade da cooperativa e seus cooperados. O programa dará oportunidade aos cooperados de participarem da gestão da cooperativa, preparar lideranças para assumir cargos na administração e fiscalização, orientar os cooperados em relação aos serviços prestados pela cooperativa, buscar a contribuição na definição de objetivos e criar um espaço de comunicação e informação para o cooperado.

O coordenador de Planejamento da Sescoop/RJ, Valdinei Calixto e os analistas de Operações e Planejamento do Sescoop/RJ, respectivamente, Sabrina Oliveira e Márcio Fernandes, representaram o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, em visita realizada esse mês. Para Sabrina, a OQS é um momento importante que deve ser seguido por todas as cooperativas.

“É um marco, pois é a primeira vez que realizamos a OQS nessa gestão, sendo referência no Estado. Desejo sucesso a todos os cooperados e que possa servir de exemplo para outras cooperativas”, comentou.

Segundo Calixto, o momento é propício para a cooperativa crescer com melhores resultados para todos. “O objetivo é levar resultados aos cooperados e fazer com que a cooperativa seja sustentável econômica e ambientalmente”, declarou.

A apresentação da OQS foi feita pelo professor do curso de Formação em Gestão de Cooperativas (Formacoop), Frederico Zappi. O presidente da Cooperativa Agropecuária Duas Barras, Roberto de Mello Araujo, que participa do Formacoop, mostrou-se satisfeito e creditou ao Sistema OCB/Sescoop-RJ a oportunidade de crescimento. “A cooperativa está dando um grande passo com a ajuda do Sistema para se desenvolver e ter melhores resultados para todos”, concluiu.

Também estiveram presentes na visita o secretário municipal de Cultura e Turismo, Francisco José Vasconcellos Filho; o chefe do escritório local da Emater-Rio, José de Mello Araújo, a presidente da Associação dos Artesões de Duas Barras e membro da Associação Comercial e Turística de Duas Barras, Adriane Calvo; o professor da Unesc, de Colatina (ES), José Carlos Moreira Araújo de Barros; e o ex-presidente da Confederação das Unimeds do Brasil, Dagoberto José Silva.

 

Fonte: Julio Camacho – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ