Sistema OCB/Sescoop-RJ celebra participação no CODIM-Rio

Sistema OCB/Sescoop-RJ celebra participação no CODIM-Rio

No dia 7 de janeiro a conselheira do Sescoop/RJ, Inês Di Mare, tomou posse no Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (CODIM-Rio). A conquista mostrou que o cooperativismo vem ganhando cada vez mais força. E para lembrar essa conquista, o Sistema OCB/Sescoop-RJ celebrou um encontro, no dia 12, na sede da instituição. Participaram diretores, conselheiros e colaboradores.

Com o CODIM-Rio, a cidade passa a discutir políticas públicas com foco nos direitos das mulheres, o que permite avançar na política de gênero e fortalecer a parceria entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a Sociedade Civil.

Responsável por apoiar a ação desde o início de seu mandato no Sistema OCB/Sescoop-RJ, o presidente Marcos Diaz dividiu os méritos da conquista com toda a equipe e elogiou a representante do Sescoop/RJ no CODIM-Rio, Inês Di Mare. “Indicamos a conselheira Inês por ser uma educadora militante do cooperativismo e ter o espírito de colaborar e participar. Essa nossa participação no Conselho será muito importante”, disse.

Na mesma linha de pensamento está o vice-presidente, Jorge Meneses, que reforçou a atuação do Sistema OCB/Sescoop-RJ e parabenizou os envolvidos. “Somos favoráveis a igualdade de gênero e estaremos sempre aqui para apoiar o Comitê. Parabéns a todos pelo trabalho”, declarou.

Representante do ramo Educacional no Sistema, Adelina Salles celebrou a ascensão do segmento cooperativista e a criação do Comitê. “O melhor de tudo é que o cooperativismo foi reconhecido, mas ainda precisamos de visibilidade e essa atuação vai nos fazer aparecer bem mais. É uma luta de dez anos, um marco para o Estado do Rio de Janeiro e um acontecimento promissor para nós”, revelou.

Por fim, a conselheira do Sescoop/RJ e do CODIM-Rio, Inês Di Mare, se mostrou satisfeita com o reconhecimento do cooperativismo na cidade. “Engrossamos a luta do cooperativismo com esse momento e quem trabalha no segmento precisa ser reconhecido. É uma responsabilidade e ao mesmo tempo um orgulho representar o Sistema no Conselho dos Direitos da Mulher da cidade do Rio de Janeiro”, finalizou Inês.

Atuação

O CODIM-Rio é vinculado à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio) e composto por 22 conselheiras titulares e quatro suplentes, sendo metade representante do Poder Público e a outra parte da Sociedade Civil.

O Conselho será responsável pela implementação de políticas públicas para a eliminação dos preconceitos e desigualdades de gênero, desenvolver estudos sobre as condições em que vivem as mulheres na cidade, fiscalizar o cumprimento da legislação em vigor, sugerir a adoção de providências legislativas e receber denúncias sobre episódios discriminatórios contra a mulher, encaminhando-as aos órgãos competentes.

 

Fonte: Julio Camacho – Montenegro Comunicação – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ