Fortalecimento do Sistema Cooperativista Fluminense

Fortalecimento do Sistema Cooperativista Fluminense

Prezado cooperativista! Após três anos à frente do Sistema OCB/Sescoop-RJ iniciamos um novo mandato, agora, para o quadriênio 2014-2018.

O Sistema rege e regulamenta o cooperativismo em todo o território fluminense e trabalha para fortalecer a imagem, a cultura e a comunicação cooperativista. Além disso, busca promover a segurança jurídica e regulatória das cooperativas e desenvolve a intercooperação, um dos princípios fundamentais do cooperativismo.

Desde maio de 2011, temos como meta retomar a força do sistema cooperativista. Os princípios do cooperativismo, como autonomia e independência, intercooperação, interesse pela comunidade, formação e gestão democrática são os nossos pilares, essenciais para esta retomada.

Investimos na profissionalização da gestão, governança cooperativista e qualificação dos nossos empregados e dos empregados das cooperativas. Fortalecemos a representatividade do cooperativismo no Estado, proporcionando amplo conhecimento às cooperativas das ações executadas pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, com a promoção de cursos, palestras e parcerias com órgãos públicos.

Vale ressaltar, também, a nossa constante aproximação com a base cooperativista, o que nos remete a conhecer a real necessidade dos cooperados, investindo em treinamentos e projetos de divulgação do cooperativismo para a sociedade, o que resulta em novos negócios para as cooperativas.

Possuímos o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, e o cooperativismo tem fundamental participação. Para isso, o Sistema trabalha intensamente nos 92 municípios do Estado propondo Termos de Cooperação Técnica para o fomento de ações pontuais junto a projetos capazes de divulgar o cooperativismo e o incentivo à criação de novas cooperativas, seguindo os padrões de gestão profissional.

Dados da OCB apontam que, somente no Rio, são 2.032 cooperativas. O cooperativismo, portanto, é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro. Vamos continuar no projeto de sustentabilidade econômica e social das nossas cooperativas nos próximos quatro anos e fortalecer este importante movimento em nosso Estado.

Saudações Cooperativistas.

 

Fonte: Marcos Diaz – Presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ